Garotinha que inspirou nome de cepa morre nos EUA

Charlotte Figi tinha 13 anos e morreu devido a um quadro de insuficiência respiratória seguida de parada cardíaca

Publicada em 08/04/2020

capa
Compartilhe:

Matéria atualizada às 18h com novas informações dadas pela família

Charlotte Figi, de 13 anos, que inspirou o nome da cepa da maconha medicinal com baixo teor de THC, a “Charlotte's Web”, faleceu, nesta terça-feira (7), no Colorado (EUA).

Num primeiro momento, foi noticiado que a Charlotte teria morrido por complicações devido ao Covid-19, mas uma atualização nas redes sociais da mãe da criança mudou a versão.

Segundo a atualização do post, a família toda de Charlotte estava há um mês doente, porém foi orientada a tratar os sintomas em casa e ir ao hospital somente se houvesse uma piora no quadro de saúde. Então, no dia 3 de abril, a condição de Charlotte piorou e ela foi levada ao hospital, onde foi tratada como caso suspeito de Covid-19. Porém, o resultado deu negativo.

No dia 5 de abril, a criança teve alta e voltou para casa. Porém, no dia 7 de abril, Charlotte teve uma convulsão “incomum” para sua doença, que resultou num quadro de insuficiência respiratória e parada cardíaca, e foi levada às pressas novamente para o hospital. Apesar dos resultados negativos dos testes, ela foi tratada como um caso provavelmente de COVID-19, mas, mesmo assim, não suportou a crise e morreu.

Figi tinha apenas três meses quando começou a ter convulsões devido à síndrome de Dravet. Exaustos, seus pais resolveram buscar alternativas às drogas alopáticas e procuraram ajuda da Stanley Brothers, empresa de produtos de saúde e bem-estar com infusão de THC. A Stanley Brothers entrou no mercado de produtos de cânhamo em 2011, com sua infusão que leva o nome de Charlotte.

Depois de começar a usar o óleo, as crises da pequena Charlotte reduziram para duas a três por mês. Foi a partir da iniciativa dos pais da pequena em buscar tratamento com a Cannabis que o Colorado se tornou referência para muitos pacientes, que passaram a procurar a empresa a partir da infusão com baixo teor de THC.

Veja o post feito por uma parente (antes da atualização) no perfil da mãe da pequena Charlotte: