Fórum Social Mundial de 2023 realizado em Porto Alegre tem a cannabis entre um de seus temas

Evento realizado na capital do Rio Grande do Sul conta com três palestras, virtuais, sobre Maconha, entre os dias 23 e 24 de janeiro.

Publicada em 24/01/2023

capa
Compartilhe:

Por Bruno Vargas

Com o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta - Outro Mundo é Possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) de 2023, ocorre na cidade de Porto Alegre, RS, entre os dias 23 e 28 deste mês. Segundo os organizadores, o evento é um contraponto à agenda econômica do Fórum Econômico Mundial, que é realizado na Suíça, durante o mesmo período. 

Em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o fórum  regional de caráter mundial, conta com a realização de mais de 150 atividades, propostas por centenas de movimentos sociais do Brasil e do Mundo. No material de divulgação da agenda do encontro, a equipe de organização ressalta que: “Porto Alegre se torna um território de diálogo global na construção de um outro mundo possível, urgente e necessário”. Debatendo diversos temas importantes para o mundo atual, como a cannabis. 

Marcha da Maconha e visibilidade Trans

Ontem, segunda-feira, durante o primeiro dia de evento, às 16h20 , aconteceu a live “Outra Visibilidade Trans é possível - Marcha de Maconha no FSM”, realizada pela Articulação Nacional de Marcha da Maconha. Na palestra, temas como a democratização do acesso à cannabis e a descriminalização da planta; dificuldade de se viver no Brasil, país que mais mata pessoas trans no mundo; preconceito; proibicionismo e preconceito, foram abordados pelos palestrantes.  

Hoje, às 14 horas, ocorrerá a segunda live com o tema “Visibilidade Trans e Marcha da Maconha”. A palestra será reproduzida no mesmo canal de ontem e contará com grandes nomes da causa, como Samara Sosthenes, travesti baiana e co-vereadora na mandata coletiva quilombo periférico, Padre Benedito, Membro do Conselho LGBT do Recife e dos Coletivos Marcha da Maconha de Olinda e Maceió, Kaio Aquino, enfermeira, Coordenador Geral e Diretor de arte do Projeto LGBT’S em REDE, além de outros nomes.

Roda Verde

Ainda hoje, às 16 horas, começa o Roda Vida, palestra realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC), que visa discutir as políticas públicas sobre cannabis medicinal e associações canábicas. Segundo Bianca Uequed, advogada da SBEC e do Projeto Mulheres e Mães Jardineiras, a palestra deve tratar “dos avanços no acesso à cannabis, conquistados durante os últimos anos e os passos que ainda faltam até chegar a regulamentação da planta”.

Além disso, a advogada gaúcha acredita que o cenário da Maconha no RS, um estado conservador deve ser mudado. “O tema da cannabis aqui no RS ainda é muito polêmico, temos pouquíssimas associações de pacientes”. 

A Live que será transmitida no canal do Youtube do SBEC, ainda recebe os Deputados Estaduais, Leonel Radde, autor de três PLs de cannabis Medicinal e Caio França, autor do PL 1180 no Estado de São Paulo, que visa incluir a cannabis medicinal no SUS. Além dos dos Diretores do SBEC, Eliane Nunes e José L. Schiavon, entre outros.