Forte como aço!

Pesquisadores dizem que o cânhamo pode ser um ótimo substituto dos vergalhões de aço nas construções civis

Publicada em 28/01/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Estudos realizados no Instituto Politécnico Rensselaer (EUA) revelam que uma nova tecnologia baseada no cânhamo pode ser um bom substituto dos vergalhões de aço das construções de cimento.  

Os pesquisadores Alexandros Tsamis, diretor associado do Centro de Ciência da Arquitetura e Ecologia, e Dan Walczyk, Diretor do Centro de Inovação em Manufatura, ambos da mesma instituição, desenvolveram um vergalhão termoplástico reforçado com fibra natural à base de cânhamo, que eles afirmam ser um possível substituto do aço em construções de concreto. 

Os vergalhões são normalmente utilizados como uma espécie de esqueleto das estruturas, fornecendo resistência à construção que o concreto sozinho normalmente não possui, eliminando problemas comuns de corrosão e prolongando a vida útil dessas vigas. 

Soluções inteligentes  

A equipe da pesquisa mostrou, segundo estudo preliminar, que o material à base de cânhamo pode oferecer resistência e durabilidade comparáveis com a do aço, porém com um detalhe: o elemento advém de fonte sustentável, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa. 

A iniciativa faz parte de um dos primeiros projetos do novo Instituto de Energia da Rensselaer, que está desenvolvendo um plano amplo para uma indústria de cânhamo sustentável e economicamente viável, com o intuito de abordar questões relacionadas às mudanças climáticas e ao meio ambiente.

Além disso, os autores do projeto dizem que vêm trabalhando em várias tecnologias de processamento de cânhamo que, de acordo com eles, podem revolucionar o modo que as construções são feitas atualmente, tornando-as inovadoras e economicamente mais sustentáveis.