Fabricante do Epidiolex entra na justiça para proteger patentes

A britânica GW Pharmaceuticals, responsável pelo desenvolvimento do medicamento à base de canabidiol (CBD), alega violação de patente por parte mais de 15 empresas

Publicada em 23/01/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

A fabricante do Epidiolex, GW Pharmaceuticals, entrou recentemente com uma ação nos EUA declarando violação de patente. Ela alega que mais 15 empresas estão desenvolvendo versões genéricas de seu produto, único medicamento à base de CBD aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador do país.

A companhia de biotecnologia britânica foi a primeira a receber nos Estados Unidos a aprovação do remédio (Epidiolex), desenvolvido para casos raros de epilepsia grave em crianças. 

Versões genéricas

Segundo a GW, as concorrentes apresentaram pedidos abreviados de novos medicamentos (ANDAs) para “comercializar versões genéricas do produto de solução oral de canabidiol da empresa”. 

O Epidiolex recebeu autorização para uso no tratamento de duas formas raras de epilepsia em crianças em 2018 e 2020. Contudo, de acordo com a farmacêutica, algumas autorizações podem durar até 2027, o que compromete o acordo de patentes. 

Banco dos réus

Alguns dos acusados no processo movido pela GW são:

> Teva Pharmaceuticals Inc; 

> Apotex Inc;

> Padagis US LLC; 

> InvaGen Pharmaceuticals Inc;

> Cipla Ltd; 

> Cipla USA Inc; 

> API Pharma Tech LLC; 

> Lupin Ltd., Alkem Laboratories Ltd;

> Taro Pharmaceutical Industries Ltd; 

> Ascent Pharmaceuticals, Inc; 

> MSN Laboratories Private Ltd; 

> MSN Pharmaceuticals, Inc;

>  Zenara Pharma Private Ltd. e 

> Biophore Pharma, Inc.

O processo foi aberto no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Nova Jersey.

Propriedade intelectual

“Defenderemos vigorosamente nossos direitos de propriedade intelectual, pois essa é uma parte importante que nos permite continuar inovando e desenvolvendo novos medicamentos para pacientes, incluindo nosso trabalho pioneiro e plataforma científica de canabinóides GW”, revela Andrew Civers-Davis, da Jazz Pharmaceuticals, subsidiária da empresa britânica ao Marijuana Moment .

A GW é uma das maiores empresas de canabinoides medicinais do mundo, tendo desenvolvido os seus produtos sob estritas regulamentações para medicamentos nos mercados onde está presente.