EXCLUSIVO: Novo na indústria da Cannabis: software economizará tempo, dinheiro e esforço

As plataformas de software para a indústria da cannabis devem ser intuitivas e flexíveis o suficiente para se adaptar a diferentes ambientes que ainda são um desafio para o setor

Publicada em 12/03/2023

capa
Compartilhe:

Por Nicolas Jose Rodriguez do El Planteo

Encontrar um sistema de software para manter as coisas organizadas na indústria da cannabis pode ajudar as empresas a sobreviver no mercado atual.

As plataformas de software para a indústria da cannabis devem ser intuitivas e flexíveis o suficiente para se adaptar a diferentes ambientes regulatórios, cumprir os padrões internacionais e cobrir toda a cadeia de suprimentos.

Na verdade, os sistemas devem ser capazes de se adaptar ao impensável. Todas essas condições para o software não são arbitrárias, mas estão condicionadas para simplificar os processos de produção, economizar tempo e dinheiro e evitar erros no caminho.

Felizmente para as empresas de cannabis, algumas empresas de software já estão criando soluções desse tipo. Resumindo, tudo começa com um scanner.

Como funciona

"Nosso scanner ajuda a registrar absolutamente tudo o que acontece. Se uma folha (de uma planta) cair, esse peso é transferido automaticamente para o aplicativo. Porque conectamos as balanças, as impressoras, as armas de varredura e os sensores”, explicou Andrew Wilson, fundador e CEO da GrowerIQ, uma plataforma líder de gerenciamento de cannabis e software de cultivo de cannabis para produtores de alta qualidade.

Wilson falou com El Planteo em uma entrevista exclusiva e disse que a plataforma possui módulos para cada equipe da instalação, seja de cultivo, vendas, processamento, fabricação, estoque ou equipamentos de qualidade.

“A maioria dos prestadores de serviços em nosso setor se esquece da qualidade ou tem que usar plataformas projetadas para a indústria farmacêutica. Você tem que juntar tudo isso. Frequentemente, alguns dos grupos maiores têm seu próprio departamento de TI. Eles são 50% empresas de cannabis e 50% desenvolvedores de software ”, disse Wilson.

“Em termos de análise, nos permite criar uma base, um conjunto de dados que acreditamos ser o mais abrangente do setor. Podemos prever retornos, por exemplo.”

O valor da conformidade com a cannabis

Os governos de todo o mundo querem controlar tudo. Do cultivo à fabricação e ao varejo. Essa tarefa pode ser cara. Mas e se, em vez de pensar no custo, considerarmos a conformidade como um valor agregado aos nossos produtos e serviços de cannabis?

E sim, eles estavam certos: uma plataforma de software como o GrowerIQ pode ajudar.

“Temos vários recursos onde você pode testar seus lotes A/B, nosso sistema permite que você defina datas para alternar as colheitas de um estágio para outro, e a equipe de cultivo pode brincar com iluminação, clima, temperatura ou nutrientes”, disse Wilson.

Veja também:

https://sechat.com.br/cannabis-medicinal-na-saude-intima-da-mulher/

"Podemos levar as plantas a uma certa altura, virar aquele campo e mover mais pelo sistema, tornando essas plantações mais produtivas", acrescentou.

Ele também observou que o GrowerIQ é o software de escolha para empresas de cannabis em mais de 10 países , começando pelo fato de que os módulos da plataforma foram criados para trabalhadores de cannabis.

“Existem outras plataformas que são principalmente apenas rastreamento de imagem, e então você usa outro software de CRM e depois usa outro software de integração de contabilidade, etc. Em vez disso, temos módulos que atendem a cada equipe. Outros fatores diferenciadores são usabilidade, intuitividade e design”, disse Wilson.

"Temos os módulos mais completos, como o módulo do sistema de gestão da qualidade, único no nosso setor . Sempre nos concentramos em alta qualidade. Assim, desenhamos e lançamos a plataforma em conformidade com as normas de Boas Práticas de Fabricação [GMP] da União Europeia , o que nos tem sido muito útil, pois nos permitiu entrar em diversos mercados ao redor do mundo. Estamos agora em 14 países ao redor do mundo", acrescentou.

Cobertura global

Wilson explicou que o GrowerIQ foi projetado de acordo com as especificações da Health Canada Agency no início do desenvolvimento da Industry Canada.

"Existem vários tipos de relatórios de coluna que os produtores devem enviar ao governo todos os meses. Nossa plataforma tem capacidade para 2.000 colunas de dados”, explicou. “Quando expandimos para outros mercados emergentes, os dados com os quais eles precisam lidar geralmente são apenas um subconjunto das informações que temos disponíveis em nossa plataforma. Temos um processo padronizado.”

Veja também: Garanta sua vaga no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal 

Acesse agora: Saiba como garantir entrada gratuita na Medical Cannabis Fair 2023

Quando se trata de expansão global, muitos empreendedores, investidores e empresas locais estão tentando reconverter suas atividades para, de alguma forma, tirar proveito da economia da cannabis. Isso é importante porque o capital pode fluir de indústrias estabelecidas, como o agronegócio para a cannabis.

No entanto, as apostas e as taxas de juros são altas. Então, por que alguém com um negócio estabelecido se aventuraria na cannabis? E como a tecnologia pode facilitar essa transição?

“Podemos ajudar a acelerar esses novos produtores em novos mercados para superar essa curva de aprendizado e talvez tentar não cometer os mesmos tipos de erros que vimos em outros produtores . Parte de nosso diferenciador exclusivo também é o conhecimento institucional e de serviços das melhores práticas e jurisdições de todo o mundo. Temos a tecnologia, mas também a documentação realmente onerosa que os governos esperam", explicou Wilson.

“Digamos que você comece seu negócio, queira registrar tudo no papel e tenha pastas. É um pesadelo. Nessas instalações, se cair uma folha (de uma planta), não se pode jogá-la fora. Tem de o levantar, colocar num saco, imprimir uma etiqueta personalizada da nossa plataforma com um código de barras único e colocá-lo numa fila de destruição. E alguém tem que limpar essa fila e passar pelos procedimentos de destruição, e cada uma dessas etapas ao longo do caminho é registrada."

Reduza os custos de erros

Wilson explicou que o maior desafio do setor é encontrar soluções de TI que se adaptem às práticas locais.

“Muitas vezes, você depende mais da mão de obra local . Os custos de mão-de-obra são mais baixos do que, por exemplo, na Suíça, e as empresas não precisam construir instalações internas com temperatura controlada. As facilidades do prédio e a forma de trabalhar também são muito diferentes em cada mercado, assim como a disposição a pagar ”, disse. “Muitas vezes, temos que fazer alguns exercícios de mapeamento com operadores locais e dizer: 'Isso é o que você faria manualmente e quantos erros cometeria. E este é o custo desses erros.'”

"Investir em tecnologia pode ajudar as empresas a se moverem mais rapidamente, lançarem produtos mais rapidamente e simplesmente colocar o produto no mercado de maneira mais rápida, eficiente e com maior qualidade", disse ele .

Wilson também explicou que confiar no GrowerIQ pode reduzir o custo de erros e ajudar a educar os produtores e novos investidores em cannabis.

“As startups estão em todos os lugares em que as pessoas trabalham duro, navegando em advogados, aplicativos e formulários. E pode ser um processo de vários anos. E assim que a licença aparece, eles ficam tipo, 'E agora? Minha licença chegou'", disse Wilson.

“Nosso procedimento operacional padrão estabelece documentação, treinamento e outras atividades com antecedência para garantir que tudo corra bem quando a licença chegar ”, concluiu. “Mas não substitui o conhecimento institucional, nem dos produtores, nem das variedades que produzem. Nada substitui o ser humano ."