Exclusivo: Caio França afirma que secretários de governo e saúde de SP são favoráveis ao uso medicinal da cannabis

França, que visa regulamentar a distribuição dos produtos de cannabis via SUS revela que conversou com Gilberto Kassab e Eleuses Paiva sobre possível decisão de Tarcísio

Publicada em 19/01/2023

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Em entrevista à Live Sechat na última terça-feira (17), o deputado estadual Caio França (PSB), autor do Projeto de Lei que pretende viabilizar a distribuição dos produtos à base de cannabis no SUS do estado de São Paulo, afirmou que o secretário de governo Gilberto Kassab (PSD), e o secretário de saúde Eleuses Paiva (PSD) são a favor da inclusão da cannabis medicinal na rede pública de saúde do estado, por meio do PL 1180/19 (clique e leia o PL completo).

Para se tornar lei, o projeto depende da aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem até o início de fevereiro para decidir se sanciona ou veta o projeto.  

Veja a declaração do deputado Caio França:

https://twitter.com/OficialSechat/status/1616088414926807040

Durante a entrevista, França destaca também que Eleuses confidenciou que tem em sua família um caso de doença rara e que acredita que o uso medicinal da cannabis poderia ajudar. 

Outro ponto que merece destaque, foi a explicação do deputado sobre divergências políticas relacionadas à pauta.

“Não existe dizer que quem apoiou o Lula nas eleições de 2022 é favorável ao projeto e quem apoiou o Bolsonaro é contra. Estamos tratando aqui de uma questão de saúde pública e, nessa hora, o único lado que existe é o do povo”, afirma. 

O projeto foi entregue ao governador Tarcísio, que tem até o dia três de fevereiro para sancionar ou vetar o PL. Em caso de veto, o projeto retorna para a Assembleia Legislativa, que decidirá pela derrubada ou não do veto. 

Para França, “nunca estivemos tão perto de aprovar o PL e a missão agora é reunir forças para contar com a sanção. Contar com uma derrubada de veto é algo arriscado”, destaca o deputado que lançou um abaixo assinado para pressionar o governo do estado a aprovar a medida. 

Acesse o documento aqui.

Veja a entrevista na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=D-ZPqyjqap0

#sancionaPL1180