EUA: legalização da maconha diminui o uso do tabaco

Novo estudo discute o impacto da regulamentação da cannabis no uso do cigarro comum

Publicada em 17/05/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

Um novo artigo publicado no Journal of Health Economics aborda o impacto da legalização da maconha para uso adulto em relação ao consumo de tabaco. O estudo, conduzido por pesquisadores da Bentley University, San Diego State University e Georgia State University, descobriu que a reforma das leis de cannabis em alguns estados dos EUA levou a uma diminuição do uso do cigarro comum.

Os autores afirmam que seu estudo é o primeiro a investigar de forma abrangente o efeito da legalização da maconha no uso de tabaco por adultos, apresentando três descobertas importantes: 

1º - A adoção de leis de cannabis aumenta o uso entre adultos; 

2º - Não há evidências de que a legalização da maconha aumente o uso de tabaco por adultos; 

3º - A abertura de dispensários está associada a maiores aumentos no uso de sistemas eletrônicos de entrega de nicotina do que a adoção de leis de maconha recreativa sem dispensários abertos.

Os pesquisadores concluem que, embora os dispensários recreativos sejam um importante canal de abastecimento para explicar a substituição entre maconha e tabaco entre adultos, o aumento do consumo da planta pode levar a uma "renormalização do tabagismo" não intencional que poderia prejudicar as políticas de controle de tabaco existentes. 

Como resultado, especialistas em saúde pública estão pedindo mais pesquisas sobre o assunto, destacando que essa pesquisa tem implicações significativas para o campo e pode informar políticas futuras relacionadas ao uso de tabaco e maconha.