Candidato presidencial dos EUA propõe reparações contra a guerra às drogas

Propsota do democrata Beto O'Rourke prevê que os tributos da cannabis legal serão usados para pagar diretamente pessoas que antes foram encarceradas, por meio do programa "Bolsa para a Justiça das Drogas"

Publicada em 20/09/2019

capa
Compartilhe:

A maconha não seria legalizada apenas sob um plano proposto pelo candidato presidencial democrata Beto O'Rourke, mas a receita tributária da cannabis seria usada para pagar diretamente as pessoas anteriormente encarceradas por meio de um novo programa "Bolsa para a Justiça das Drogas".

Ao contrário de outros candidatos que apoiaram a legalização da maconha nos últimos dois anos, o ex-congressista do Texas há muito tempo pede o fim da proibição, e seu novo plano, em muitos aspectos, vai além dos lançados em outras campanhas.

Enquanto candidatos rivais propuseram programas de financiamento para começar a reparar os danos da guerra às drogas por meio de treinamento profissional, assistência jurídica, esforços de eliminação e empréstimos para pequenas empresas de maconha pertencentes a indivíduos social e economicamente desfavorecidos, o plano de O'Rourke é o primeiro a sugerir pagamentos a indivíduos que foram presos por acusações de cannabis.

"Precisamos não apenas acabar com a proibição da maconha, mas também reparar os danos causados ​​às comunidades de cor desproporcionalmente trancadas em nosso sistema de justiça criminal ou fora de oportunidade por causa da Guerra às Drogas", disse O'Rourke em um comunicado de imprensa.

“Essas desigualdades aumentam há décadas, pois as comunidades predominantemente brancas recebem a grande maioria das oportunidades lucrativas de negócios, enquanto as comunidades de cor ainda enfrentam excesso de policiamento e criminalização. É nossa responsabilidade começar a remediar as injustiças do passado e ajudar as pessoas e comunidades mais afetadas por essa guerra equivocada. ”

As doações, completamente financiadas por um  imposto federal sobre a indústria da maconha, seriam pagas mensalmente a pessoas "anteriormente encarceradas por crimes não-violentos de maconha nas prisões estaduais e federais por um período com base no tempo cumprido".

Outras receitas legais de cannabis apoiariam programas de tratamento de uso de substâncias, serviços de moradia e reentrada para indivíduos anteriormente encarcerados.

Fonte: Forbes