“Estudos mostram que o THC é eficaz contra o glaucoma, contudo é importante estar atento às dosagens que cada paciente necessita”, diz o Dr. Renan Abdalla em Live

Em celebração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Glaucoma, que acontece hoje (26), o médico destacou a importância do acompanhamento clínico de pacientes que utilizam da terapia canabinoide para o tratamento desta e outras patologias

Publicada em 26/05/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Em live que foi ao ar na última terça (24), o clínico geral, Dr. Renan Abdalla comentou os benefícios do tratamento com cannabis para diversas doenças, inclusive o glaucoma, que atinge cerca de 1 milhão de brasileiros segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

“Temos estudos que mostram os benefícios da aplicação do THC em pacientes com a patologia desde a década de 70 e, mesmo havendo divergência entre alguns pesquisadores, os resultados vistos na prática são realmente surpreendentes,” afirma Abdalla ao se referir ao um caso clínico em que teve participação direta no tratamento da doença. 

O médico lembra que uma paciente idosa o procurou após ter tentado diversas outras alternativas de tratamento para seu glaucoma, todas ineficazes. Ao conhecer a terapia canabinoide, a mesma mostrou uma diminuição significativa na pressão intraocular, principal causa da patologia. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“Em seu teste de tonometria - exame que determina a pressão intraocular - a paciente obteve uma redução de 17% para 12% após o início do tratamento com cannabis,” revela o clínico geral que destacou a importância do paciente ter o acompanhamento de um oftalmologista durante o processo. 

Abdalla também foi questionado sobre o uso do canabidiol (CBD), composto que alguns pesquisadores revelam não ser o mais indicado para o glaucoma. O mesmo justifica que o CBD possui propriedades anti-inflamatórias e que existem receptores canabinoides na região da córnea, por isso acredita que não foi ruim a sua utilização. Contudo, ressalta que ainda são necessários mais estudos e pesquisas para comprovar sua teoria, pois cada paciente pode exigir um tratamento individualizado. 

Outros temas como: os benefícios da cannabis para pacientes com câncer e fibromialgia, dosagens, a criação do Instituto Renasce de Pesquisas e Ensino (IRPEE), a falta de uma matéria sobre o Sistema Endocanabinoide nas universidades e a importância do acompanhamento de um profissional prescritor para aqueles que utilizam essa alternativa de tratamento, também foram destaques nesta live. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal 

Por isso, para aqueles que não tiveram tempo de acompanhar a nossa live, a oportunidade é agora. Para saber, basta dar play no vídeo abaixo e assistir a transmissão que ocorreu pelo nosso canal do Instagram (@sechat_oficial):

https://www.youtube.com/watch?v=8ipiKMy4ZOw