Estudo revela que o uso de cannabis é mais aceito que fumar tabaco na Austrália

À medida que o consumo da cannabis tornou-se amplamente mais aceito, australianos se mostram a favor de penalidades mais severas para o uso do tabaco, o que vem influenciando diretamente na queda da taxa de fumantes no país

Publicada em 17/07/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Segundo o National Drug Strategy Household Survey (NDSHS), o uso regular de cannabis tornou-se mais aceito que fumar tabaco na Austrália. Os dados, que colheram informações de cerca de 20 mil pessoas com 14 anos ou mais sobre suas opiniões em relação ao consumo de drogas são de 2019, mas foram compilados e divulgados na última sexta-feira (15) pelo Instituto Australiano de Saúde e Bem-Estar

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias 

A pesquisa mostra que 20% dos entrevistados apoiam o uso regular da cannabis em comparação com 15% daqueles que são a favor do cigarro de tabaco. Outro ponto importante, é que conforme cresce o número de pessoas que aceitam o consumo de cannabis, mais os australianos exigem de seus governantes leis rigorosas em relação ao tabaco diminuindo, por coincidência ou não, a taxa de fumantes no país.  

Os dados mostram que 85% dos australianos apoiaram a aplicação da lei mais rigorosas contra o fornecimento de tabaco a menores de idade, enquanto sete em cada 10 pessoas, achavam que o uso de cigarros eletrônicos deveriam ser restritos a locais públicos. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Ao mesmo tempo, dois a cada cinco cidadãos agora apoiam a legalização da cannabis na Austrália, um aumento de 16% em relação à última década. Em algumas áreas, incluindo Sydney, o apoio chegou a 60%. Em Melbourne, 57% achavam que a planta deveria ser legalizada para uso pessoal, enquanto 47% dos moradores de Brisbane eram a favor de sua legalização.

Já o apoio a legalização de outras substâncias como a cocaína (8%) e o ecstasy (9,5%), permaneceram relativamente baixos em comparação com anos anteriores. A maioria dos australianos são a favor do encaminhamento para tratamentos ou programas de educação caso uma pessoa seja pega com determinada quantidade dessas drogas. Contudo, 54% dos entrevistados se mostraram a favor de uma advertência ou nenhuma ação penal caso encontrados em posse de maconha. 

A próxima pesquisa do NDSHS começará no final deste mês para ser concluída em dezembro de 2022. A pesquisa informará o planejamento de políticas governamentais sobre tabaco, álcool e outras drogas.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal