Estudo recente mostra que a cannabis é realmente eficaz contra ansiedade e depressão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Freepik/Jcomp)

Por João R. Negromonte

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje em todo mundo, mais de 280 milhões de pessoas lutam contra a depressão e, estima-se que cerca de 265 milhões convivem com a ansiedade. Não podemos esquecer também daqueles que lutam contra ambos. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Embora, muitos de nós ocasionalmente sintam ansiedade e depressão temporárias, devido a certos eventos da vida, para estas milhares de pessoas, tais distúrbios relacionados à saúde mental podem ser muito debilitantes, causando desconfortos que podem chegar ao ponto em que nossa qualidade de vida é “ceifada”, impedindo-nos de desfrutar de uma vida social saudável, manter relacionamentos, empregos e até mesmo uma renda estável. 

Há aqueles que podem arcar com os custos de uma terapia ou um atendimento com psiquiatras e psicólogos, enquanto outros que possuem quadros mais atenuados são obrigados a recorrer a alguns medicamentos. Tais drogas podem até funcionar para muitas pessoas, contudo, efeitos colaterais indesejados podem fazer as pessoas abandonarem este tipo de terapia.

Porque a cannabis pode ser a melhor opção ?

Nos últimos anos, houve um aumento crescente na procura de tratamentos fitoterápicos que trazem menos efeitos adversos para o nosso organismo. Ao mesmo tempo, estudos que comprovam a eficácia da cannabis para o tratamento da ansiedade e da depressão também não param de surgir. 

Pacientes que usam cannabis para ansiedade e depressão relatam melhorias. Em pesquisa recente, realizada no Canadá, mais de 7 mil pessoas, incluindo uma clínica licenciada, foram entrevistadas.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Para a realização da pesquisa, foram avaliados pacientes com uma idade média de 49,8 anos, sendo que, 53,1% eram do sexo feminino. Essas pessoas responderam questionários validados tanto para ansiedade quanto para depressão. Desse modo, aqueles pacientes que buscaram ativamente a cannabis para tratar um dos dois distúrbios, relataram melhoras em relação àqueles que não utilizaram desta terapia.  

“Até onde temos conhecimento, tal estudo é o maior concluído até o momento, examinando o impacto do uso de cannabis medicinal nos resultados de ansiedade e depressão utilizando dados longitudinais e questionários validados”, destacam os autores da pesquisa.

Em resumo, os resultados mostraram que os pacientes podem esperar alívio a longo prazo da ansiedade e da depressão ao medicar com cannabis.

“Os relatos fornecem evidências sobre a eficácia do uso medicinal da cannabis como tratamento da ansiedade e depressão que, de outra forma, não está disponível atualmente, demonstrando que os pacientes que procuram tratamento com cannabis para essas patologias, podem experimentar melhorias clinicamente representativas. Por isso, este estudo oferece justificativa razoável para a conclusão de grandes ensaios clínicos para aprofundar a compreensão da cannabis como tratamento tanto da ansiedade quanto da depressão”, concluem os pesquisadores.

É preciso também sempre estar ciente de que cada caso é um caso, ou seja, para cada paciente são indicadas dosagens e canabinoides que funcionam de maneira individual. Inclusive, existem estudos que sugerem que os pacientes com ansiedade e depressão estão melhor com produtos de CBD em comparação com o THC para tratar estas condições.   

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal  

De qualquer forma, antes de iniciar qualquer tipo de terapia, é importante buscar um profissional médico habilitado para tal. Por isso, se você deseja começar seu tratamento com canabinoides, veja nossa lista de médicos prescritores aqui:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese