Estudo israelense recupera células de mieloma com cannabis

A One World Cannabis, empresa de pesquisa de cannabis medicinal, anunciou recentemente resultados inéditos e inovadores para o tratamento do mieloma múltiplo (tipo raro de câncer de sangue). Pela primeira vez, a fórmula patenteada pela empresa com o nome ‘OWC-1808’ se mostrou eficaz e segura para erradicar células da doença.

Combate ao mieloma: “Este é um marco importante no desenvolvimento pré-clínico de terapias baseadas em cannabis (maconha) para mieloma múltiplo. Com essa descoberta, os canabinoides deixam de ser avaliados somente como paliativos do câncer e passam a ser considerados medicamentos terapêuticos contra o câncer”, afirma o médico Stanley Hirsch, presidente da israelense “One World Cannabis”. Todo ano, só no Brasil, cerca de três mil pessoas morrem de mieloma múltiplo.

A administração do medicamento é feita por comprimidos sublinguais enriquecidos com canabidiol (CBD) e tetra-hidrocanabinol (THC), que se mostraram com excepcional biodisponibilidade. 

Morte de células malignas: Em 2016. os testes in vitro da OWC já indicavam que formulações específicas de CBD e THC diminuíram a sobrevivência de células de mieloma múltiplo de maneira dependente de concentração e resultaram em 100% de morte celular maligna em 60% dos casos. A empresa, então, avançou os teste para camundongos.

Além do mieloma, a OWC desenvolve fármacos e tratamentos baseados em maconha para psoríase, fibromialgia, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e enxaqueca.

Mieloma múltiplo: O Mieloma Múltiplo é um câncer raro do sangue, originado pelo plasmócito (tipo de glóbulo branco). Essa célula está localizada na medula óssea e é responsável pela produção de anticorpos que combatem as infecções. Quando há mieloma, são produzidos anticorpos anômalos,que se acumulam no sangue. Ele é ‘múltiplo’ porque existem “múltiplos” focos de lesão maligna – tumor ou perda de massa óssea — nos ossos em que se instalam, ou uma proliferação de células plasmócitas anormais na medula óssea.

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

    Mais lidas