Empresária canadense lança empresa de cuidados com a pele feitos com raiz de cannabis

A raiz muitas vezes negligenciada é rica em compostos anti-inflamatórios e possui outros benefícios à saúde, diz Jennifer Grant, fundadora do negócio

Publicada em 09/11/2020

capa
Compartilhe:

A empresária, engenheira bioquímica e mãe de três filhos apareceu na primeira temporada do programa de TV Dragon's Den, onde arrecadou um investimento de 200 mil dólares em ações de Jim Treliving e Jennifer Wood.

Grant começou sua empresa depois de procurar uma maneira natural de tratar o eczema de seu filho. Ela descobriu que o óleo de linhaça era eficaz, mas não tinha um gosto muito bom. Assim, Grant lançou a CenaBal Gourmet Organics Inc. com uma linha de produtos que utilizava os benefícios da semente de linhaça sem o sabor amargo.

>>> Óleo de cânhamo da Garnier ganha nova embalagem sustentável

Agora, Grant está desenvolvendo outro negócio que emprega ingredientes naturais. A Empyri é uma empresa de e-commerce de cuidados com a pele que começou a operar em outubro com três produtos: um limpador, um tônico e um hidratante diário. Todos os produtos são infundidos na raiz da planta de cannabis que muitas vezes é desconsiderada.

Cerca de 18 meses atrás, Grant começou a pesquisar sobre a cannabis e a procurar ingredientes ativos em partes da planta, como caules, raízes e sementes não viáveis, que não atendem à definição da planta sob a Lei Federal da Cannabis.

>>> Reino Unido lança serviço de dermatologia médica com Cannabis para problemas de pele

Ela já havia desenvolvido uma linha de produtos para a pele que tem usado nos últimos oito anos, então ela mexeu nas formulações e adicionou os extratos de cannabis.

“Eu vi o potencial de combinar as partes não regulamentadas de uma planta de cannabis, as partes que são terapêuticas, de óleo de semente de cânhamo a diferentes extratos da planta, e aprendi que as raízes de cannabis são usadas na medicina tradicional chinesa há mais de mil anos terapeuticamente”, disse Grant ao The GrowthOp. "Comecei a aprender sobre todas essas partes anti-inflamatórias, antioxidantes e terapêuticas da planta e as incorporei em uma linha de cuidados com a pele."

De acordo com pesquisas publicadas na Cannabis and Cannabinoid Research, as raízes da cannabis têm sido usadas na medicina tradicional para tratar de tudo, desde inflamação e artrite até gota, febre e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras condições.

>>> Como o CBD pode melhorar a aparência da pele

Embora não contenha THC ou CBD, Grant diz que as raízes da cannabis são ricas em triterpenoides e monoterpenos que supostamente trazem uma variedade de benefícios à saúde. Friedelin, em particular, é um triterpenoide que possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, diz Grant, acrescentando que ela o encontrou em concentrações de até 23% em algumas raízes de cannabis.

Carvone, um monoterpeno, é encontrado em concentrações ainda mais altas, até quase 80% em algumas plantas de cannabis, e demonstrou propriedades antivirais, descongestionantes e anti-inflamatórias.

Livre das restrições da Lei da Cannabis, Grant pode comprar e processar raízes de cannabis, que ela adquire de agricultores de Ontário, e vender seus produtos no mercado consumidor regular de tijolo e argamassa. Ela também pode promover e empacotar, e construir uma audiência, sem as mesmas restrições governamentais que outras empresas de cannabis enfrentam.

“Eu vi o potencial de combinar as partes não regulamentadas de uma planta de cannabis, as partes que são terapêuticas, de óleo de semente de cânhamo a diferentes extratos da planta, e aprendi que as raízes de cannabis são usadas na medicina tradicional chinesa há mais de mil anos terapeuticamente.”

Eventualmente, o plano é desenvolver produtos de bem-estar de todas as partes da fábrica, incluindo aqueles que se enquadram nos regulamentos de uso recreativo.

Por enquanto, a Empyri está vendendo três produtos feitos sob medida para mulheres e tem outros cinco produtos em desenvolvimento. Grant também tem planos para uma linha masculina, bem como uma linha de chás de cannabis, em 2021. Mas ela não para por aí. “Minha meta nos próximos 18 meses a dois anos é lançar uma linha de uso adulto de cannabis”, adianta.

Como parte dessa próxima etapa, a empresa espera erradicar alguns dos estigmas que ainda cercam a planta, concentrando-se nos elementos científicos e terapêuticos da cannabis. "É uma batalha difícil. Estamos investindo pesadamente em educação, escrevendo blogs e fazendo vídeos para tentar educar o consumidor sobre a segurança e eficácia desses produtos e, eventualmente, os benefícios médicos da cannabis recreativa e medicinal”, acrescenta Grant.

Fonte: Sam Riches/The GrowthOp