Empresa de cannabis medicinal investe em patente de produto que trata distúrbios psiquiátricos

Publicada em 17/09/2019

capa
Compartilhe:

Uma empresa chamada CanaQuest Medical Corp, que desenvolve produtos de saúde e que utiliza extratos de cannabis e óleo botânico, registrou uma patente internacional de cannabis botânica que decorre de seu programa de pesquisa patrocinado na Western University em London, Ontario, Canadá.

O que se sabe é que o uso da maconha causa efeitos colaterais neuronais, moleculares e neuropsiquiátricos. O que também complica o uso de maconha para tratamento médico. O THC é o principal composto psicoativo da maconha e como demonstrado na pesquisa clínica e pré-clínica, está associado a uma ampla gama de efeitos colaterais em usuários adolescentes e adultos de produtos. 

Foi demonstrado que a exposição crônica ou aguda ao THC aumenta: a ansiedade, os sintomas depressivos, a vulnerabilidade a sintomas relacionados à esquizofrenia, além de produzir efeitos profundos cognitivos, como déficits na filtragem cognitiva e comprometimentos da memória. Isso pelo crescente uso da maconha 'medicinal' para o tratamento de uma grande variedade de doenças.

O produto formulado patenteado é chamado Mentabinol e trata vários distúrbios psiquiátricos e sua aplicação em ensaios pré-clínicos na Western University demonstrou:

  • Reversão dos efeitos dos sintomas relacionados à depressão e à esquizofrenia;
  • Bloqueio completo de comprometimento da memória;
  • Bloqueio completo da atividade hiperativa;
  • Bloqueio completo da vulnerabilidade genética.

Esta descoberta foi feita por uma equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Steven Laviolette, cientista da Western University, responsável por um dos dois programas de pesquisa patrocinados que o CanaQuest atualmente possui com importantes universidades canadenses.

Com base em estudos, o CanaQuest reconhece que a maconha é muito eficaz para doenças mentais e físicas. Esta invenção é considerada uma “mudança de jogo” para usuários de planta. Com o tempo, os médicos aprenderão sobre os benefícios do Mentabinol e sua aplicação segura de tratamentos com THC. Essa descoberta ajudará a maioria, se não todos os consumidores de produtos THC (recreativos ou médicos), preocupados com os efeitos psicóticos negativos de longo prazo.

Enquanto a pesquisa está em andamento, o caso representa a primeira patente em Master Platform de propriedade intelectual neste campo. CanaQuest é o único proprietário desta descoberta médica, sendo que os ensaios clínicos em animais foram concluídos, demonstrando resultados promissores, e os ensaios em humanos já foram projetados e programados para começar em breve.

“Estamos muito animados com esta descoberta única. Reduzir os efeitos colaterais negativos do THC é um passo importante no desenvolvimento de terapias canabinóides mais eficazes. Esses projetos de pesquisa estão identificando formulações clinicamente mais seguras e superiores, destinadas a tratar os sintomas de vários distúrbios psiquiátricos, enquanto eliminam os efeitos colaterais negativos associados aos formatos tradicionais de maconha. Nossos projetos de pesquisa identificaram formulações de canabinóides mais seguras e clinicamente superiores, destinadas a tratar os sintomas de vários transtornos mentais ", explica o Dr. Steven Laviolette, da Western University.