Empoderamento feminino na indústria da cannabis é destaque da MJBizCon, Las Vegas

Com a mensagem "Ouse Crescer", o maior evento B2B da cannabis reuniu mais de 30 mil pessoas em sua 12ª edição nos Estados Unidos

Publicada em 06/12/2023

capa
Compartilhe:
Leandro Maia

Com produçao e entrevistas da colunista Cynthia de Carlo, MjBizCon, Las Vegas

A MJBizCon, maior evento de cannabis B2B do mundo, reuniu mais 30 mil pessoas no Centro de Convenções de Las Vegas, entre os 29 de novembro a 01 de dezembro de 2023. Em sua 12ª edição, o evento da indústria de US$ 34 bilhões propôs discussões e soluções para os desafios que virão pela frente. Um dos assuntos abordados foi “Estado da Indústria e Previsões para 2024”.

Dare To Grow, em português "Ouse Cresce", foi o tema da MJBizCOn 2023, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Segundo a equipe editorial do MJBizDaily , “2023 proporcionou o maior desenvolvimento positivo de todos os tempos na política federal de maconha dos EUA. Ele pressagia uma mudança revolucionária que beneficiará todas as empresas americanas de cannabis… eventualmente”.

No contexto de um setor em constante crescimento em todo o mundo, as mulheres ganham cada vez mais notoriedade. A colunista do Portal Sechat, Cynthia de Carlo, visitou a MJBizCon e conversou com nomes em destaque no mercado de cannabis.

Roz McCarthy, fundadora e CEO da Black Buddha Cannabis e M4MM, participou do evento de Networking "Empoderando Mulheres na Cannabis" e defendeu o promoção da saúde através da terapia endocanabinoide e incentivou o empreendedorismo na indústria da cannabis. Seu olhar otimista para o potencial terapêutico veio após a recuperação de um trauma cerebral.  

“Eu me envolvi em um acidente de carro e tive Síncope”, contou McCarthy que reforçou a importância da cannabis em seu processo de recuperação.

A Síncope é um problema que causa a perda de consciência súbita e breve com perda do tônus postural seguida de restabelecimento espontâneo. Nesse estado, o paciente fica imóvel e flácido. Em estágios mais avançados, geralmente, os membros ficam frios, pulso fraco e respiração superficial, além de movimentos involuntários que lembram uma convulsão. A cannabis a ajudou a restabelecer a saúde.

“Se você tem algum tipo de problema, a cannabis pode trazer benefícios. É a minha área hoje. Tem tantas mulheres brasileiras que apoiam a indústria. E você pode fazer isso em qualquer lugar do mundo. Ser parte dessa economia verde é uma grande oportunidade. Então, eu te amo Brasil. Muito Obrigada.”

Jessica Velazquez foi outro nome da comunidade “Empoderando Mulheres na Cannabis”. Ela é sócia-gerente e fundadora da Indiva Advisors LLP, uma empresa de CPA focada em ajudar empresas e proprietários de cannabis e cânhamo a enfrentar os desafios únicos do setor contábil, fiscal e financeiro.

Jessica Velazquez | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo a executiva norte-americana, “existem muitas formas e tipos de negócios, por isso, você pode buscar informações, sobre como investir, com pessoas de sua própria comunidade que está envolvida com a indústria da cannabis no Brasil”, disse Velazquez que ainda ressaltou a importância da troca de informação e comunicação entre os atores do setor para explorar as diversas formas de negócios do mundo da cannabis.

Gia Morón | Foto: Arquivo Pessoal

Na opinião de Gia Morón, CEO da GMV Communications - empresa de consultoria em relações públicas, marca e desenvolvimento de negócios -, as mulheres precisam se apoiar. “Mas quando falamos de mulheres em negócios, é sempre desafiador. Quando estamos construindo nossos negócios, quando precisamos de novos conectores e recursos para continuar a construir e escalar  nosso empreendimento, é um período desafiador. Então, empoderar as mulheres é muito importante, já que as mulheres não são maioria nessa indústria. Esse apoio pode ser através de mentoria e trabalho em conjunto para que as mulheres tenham mais força nesse mercado voltado mais para os homens”, destacou.

Adelia Carrillo ganhou destaque no setor depois de levar o seu time ao Prêmio Impacto de Liderança 2023 da ICBWA. | Foto: Arquivo Pessoal

Adelia Carrillo é diretora de marketing e atualmente lidera como CMO na EventHi, uma plataforma de ingressos on-line de última geração para eventos sobre cannabis.  O negócio da plataforma é permitir que pessoas possam encontrar com facilidade os principais eventos e se conectar com pessoas que compartilham a mesma paixão pela cannabis.

Por falar em envolvimento passional, o afeto dela pela planta surgiu após sua experiência como paciente de cannabis medicinal. "Foi isso que mudou a minha vida. Depois de conhecer os benefícios terapêuticos da planta, eu decidi entrar para o setor da cannabis", disse.

Sobre a MJBizCan

A MJBizCon reuniu executivos e empreendedores de cannabis de todo o mundo, o objetivo dos organizadores foi conectar os visitantes com os nomes mais relevantes do setor. Do cultivo e manufatura ao varejo e investimento foram apresentadas as soluções em inteligência para a indústria da planta, desde operações de toque de plantas, incluindo cultivo, extração/processamento, fabricação, varejo, sementes para venda, MSOs e executivos que não tocam plantas , incluindo inventores, start-ups e private equity.  

Além disso, também se destacaram outros atores da indústria como fornecedores de insumos para plantio, fertilizantes, luzes, ventilação, empresas de arquitetura, equipamentos para irrigação, estufas, controle de qualidade/testes, durante todo o processo, sistemas de controle de segurança, embalagens.  

"O tema deste ano, 'Ouse crescer', homenageia os pioneiros, os que assumem riscos e os dissidentes que tornam esta indústria tão única. Depois de um ano desafiador, estamos nos reunindo com esta comunidade resiliente para celebrar as vitórias, lamentar as perdas e definir estamos preparados para o sucesso em 2024", disse Jess Tyler , MJBiz, vice-presidente de receita e experiência.