Educação médica em Cannabis ou apenas marketing?

Neurocientista Fabrício Pamplona questiona: "temos tantos cursos que já até me perdi nessa procura. E agora? Isso ajuda ou confunde mais ainda? Qual a relevância?"

Publicada em 20/09/2019

capa
Compartilhe:

O portal Sechat publica nesta sexta-feira (20) mais um artigo em parceria com o blog Tudo Sobre Cannabis, um espaço que propõe “conteúdo ponta firme sobre tudo de relevante no universo da cannabis e canabinoides”. O texto a seguir é assinado pelo neurocientista Fabírcio Pamplona.

Este ano muita gente parece ter despertado para uma realidade: o Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cannabis medicinal e a competição aqui será acirrada. Como fazer para que as pessoas conheçam (e os médicos prescrevam) a "minha" marca? Como consequência dá-lhe iniciativas de todos os tipos tentando gerar autopromoção. Já que as mídias sociais e propagandas na internet vetam a promoção de temas relacionados à Cannabis, a única estratégia digital possível é distribuição de conteúdo para formação de reputação/autoridade no meio, como por exemplo, o blog independente Tudo Sobre Cannabis.

Há várias iniciativas acontecendo, além dos blogs, há quem esteja tentando se posicionar como especialista no assunto participando de eventos no exterior, quem promova eventos no Brasil, quem dê palestras (gratuitas ou pagas) para médicos e pacientes, quem promova congressos, quem encomende matérias na televisão ou jornal… e, pasmem, até quem simplesmente faça o seu trabalho e deixe a reputação acontecer naturalmente. Com a regulamentação brasileira de Cannabis medicinal sendo oficialmente publicada, haverá uma enxurrada de marcas vindo pro nosso país, e construir reputação será um elemento essencial de diferenciação nessa disputa. Uma atenção particularmente especial tem sido dada para ganhar um pouco de "share of mind" entre a classe médica. Ter uma "voz" nesse meio conta muito.

É bem verdade que o tema Cannabis medicinal (e Cannabis como um todo), é ainda bastante desconhecido e polêmico entra a maioria dos médicos e informá-los sobre o tema é essencial para expandir o mercado como um todo e aumentar a confiança nesse tipo de tratamento. Por isso, o tema "Educação Médica em Cannabis medicinal" está ganhando muito destaque e importância. Sobretudo, tenho visto uma enxurrada de eventos e cursos voltados a médicos e profissionais de saúde saindo.

Quantos desses cursos são iniciativas legítimas, voltadas a fazer os médicos entenderem melhor o que se passa no universo da Cannabis Medicinal? Muitas dessas iniciativas de educação médica em cannabis medicinal são na verdade 1) uma tentativa de influenciar a opinião pública sobre o tema, e 2) uma atividade de promoção da sua própria marca.

Continue lendo o artigo