Dia Nacional do Livro: conheça três exemplares sobre cannabis

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Freepik/Senivpetro)

Por João R. Negromonte

Celebrando o Dia Nacional do Livro, que acontece hoje, 29 de outubro, a plataforma de conhecimento e negócios Sechat, separou três opções de leitura para aqueles que querem aprender mais sobre a cannabis.

Chamada por muitos pesquisadores e estudiosos do tema como a “Medicina do Século XXI”, os livros são voltados para todos os públicos, como médicos, pacientes, familiares, juristas, comunicadores, entre outros.

A primeira dica, conta como o Brasil já foi um dos maiores produtores de cannabis da história antiga, em um período de perseguição e repressão por parte elite contra os negros escravizados recém libertos, intolerância essa que culminou na probição da planta por aqui, na qual persiste até os dias de hoje. Já as duas sugestões seguintes, tratam sobre as pesquisas científicas nas áreas de saúde, legislação e negócios da cannabis. 

Tratado Sobre o Cânhamo de 1728 (2021)

O livro conta a história de como o cânhamo, espécie de cannabis com baixo teor de THC, era uma commodity no século XVIII. São relatos e textos encomendados pelo imperador Dom Pedro que tinha por objetivo tangenciar orientações sobre a produção e manuseio da planta para a produção de fibras e produtos medicinais que demonstravam grande valor econômico na época, chamando assim a atenção da monarquia.  

A obra nos convida para uma pesquisa mais aprofundada e atualizada dos possíveis ganhos que essa cultura pode gerar, observando principalmente, países que já aderiram a regulamentação do cânhamo para fins industriais.

 


Cannabis Medicinal no Brasil (2021)

Contanto com a colaboração de 12 especialistas sobre o tema, este livro é o primeiro a abordar a cannabis de forma abrangente, auxiliando profissionais médicos, entusiastas, pacientes, investidores e empreendedores a melhor se relacionarem com o assunto. 

O livro traz também uma visão atual, por meio de análise de profissionais, as possíveis oportunidades que o Brasil tem a oferecer no setor, abordando uma perspectiva terapêutica, farmacêutica e científica da cannabis, que vem modificando a maneira na qual milhões de pessoas em todo mundo enxergam essa planta. 


Cannabis Medicinal : Um Guia Para Pacientes (2021)

Escrito pelo Dr. Michael Moskowitz, Professor no Massachusetts General Hospital/Harvard Medical School, o livro analisa a ciência do sistema canabinoide endógeno e em seguida aborda tópicos práticos, incluindo o tratamento com a cannabis medicinal, os modelos de negócios, os métodos de consumo e as vias de administração para personalização do tratamento de pacientes. 

Ele aborda também as complexidades jurídicas, apresenta as fases do tratamento, detalha a forma de operação dos dispensários nos EUA, retrata os diferentes métodos de consumo e vias de administração, indica como evitar os efeitos psicoativos, caso sejam indesejáveis e mostra como combinar essa abordagem com os tratamentos médicos tradicionais e alternativos. 

Um destaque desta editoria, é que a mesma continua em uma série de guias práticos sobre a cannabis, onde cada um fala sobre um tema específico dentro do ecossistema da planta. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese