Dia da Cannabis é aprovado em Goiânia!

Projeto, que agora segue para sanção do prefeito, foi aprovado na última quinta (10) pelos vereadores da cidade com apenas um voto contrário

Publicada em 11/02/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

27 de novembro. Essa foi a data escolhida pelos vereadores de Goiânia para ser o Dia Municipal da Cannabis Terapêutica. O projeto, de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), foi aprovado por maioria na casa, tendo apenas um voto contrário da vereadora Gabriela Rodart (DC), seguindo agora para a mesa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Segundo os parlamentares, a proposta é um complemento da lei que prevê a distribuição de medicamentos à base de cannabis na cidade. Para a vereadora Aava Santiago (PSDB), que também se posicionou favorável ao projeto: “a ação favorece a pesquisa e reduz o preconceito”

O intuito do projeto é incentivar e promover ações educativas, fomentar o debate entre pacientes que dependem dessa terapia, além de incentivar a pesquisa e o uso medicinal de produtos à base de cannabis como o CBD e o THC.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Tal proposta facilita também o acesso a esses componentes, no entanto, a distribuição de medicamentos de cannabis ainda aguarda, após a derrubada do veto do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O dia escolhido, 27 de novembro, faz referência ao Dia Nacional do Combate ao Câncer. Segundo o autor do projeto, a escolha foi feita por ativistas, devido à eficácia da terapia canabinóide no tratamento dos sintomas provocados pela quimioterapia. Além disso, o texto destaca que a cannabis também serve para diversas outras patologias, como esclerose múltipla, epilepsia, dores crônicas, dentre outras.

O avanço da pauta em Goiânia só traduz a necessidade de mais projetos como esse, que estreitam os laços do poder público com entidades não governamentais, além de facilitar o acesso de pacientes a esses medicamentos. Que o exemplo da cidade goiana seja seguido por outros.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal