Deputados vão à Colômbia para ver como é a indústria da Cannabis no país

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Valéria França

Os deputados da comissão especial –montada para estudar e analisar as melhores condições do comércio de medicamentos à base de Cannabis no Brasil –estão de malas prontas. Embarcam nesta quarta-feira (12) para Bogotá, na Colômbia. O objetivo é ver de perto como o país estruturou o marco regulatório para a produção e venda de produtos medicinais a partir do cânhamo.

Serão dois dias de encontros com políticos, como a Ministra da Justiça Margarita Cabello Blanco e o senador Juan Manoel Galán. A delegação ainda visitará empresas e locais de plantio.

“A experiência da Colômbia pode ajudar a melhorar o nosso regulatório. Eles estão construindo indústrias para importação e exportação e, ao mesmo tempo, aumentando o conhecimento técnico e científico sobre a Cannabis medicinal”, diz o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que preside a comissão.

O plantio ainda está em pauta

Em dezembro, a Anvisa aprovou regras para o comércio de produtos de Cannabis. Porém, deixou de lado a questão do cultivo. No dia da votação, os diretores acharam que não tinham o conhecimento necessário para regular a questão. Deixaram a matéria para o Ministério da Agricultura.

“O não cultivo limitará nossa economia. Vou saber como o Ministério da Justiça e parlamentares enfrentaram este debate”, completa. A preocupação de Teixeira é principalmente em relação ao custo com que a matéria prima chegará ao Brasil. de acordo com as novas regras, os produtos serão fabricados a partir de matéria prima importada.

“O Brasil tem 200 milhões de habitantes e a maioria depende do SUS (Sistema Único de Saúde). O Brasil pode ter um cultivo seguro, que proporcione empregos e matéria prima para que o produto medicinal seja 100% nacional. Ele teria, portanto, um preço mais acessível”, diz ele.

Quem viaja

Além de Teixeira, embarcam para a viagem de dois dias, Luciano Ducci, (PSB-PR),  Eduardo Costa (PTB-PA) e Marcelo Calero (Cidadania-RJ), que fazem parte da comissão. “Trata-se de uma viagem rápida e enxuta”, diz Teixeira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese