Cresce o número de pacientes de cannabis, mas muitos médicos ainda estão despreparados para prescrever

Embora crescente o número de pacientes na busca por essa terapia, as escolas médicas ainda não ensinam os futuros profissionais

Publicada em 11/11/2022

capa
Compartilhe:

Por João R. Negromonte

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), somente no ano de 2021, mais de 25 mil pacientes foram autorizados a importar produtos de cannabis para uso medicinal. Número 492% maior que as 4.381 autorizações concedidas em 2018, por exemplo. 

Contudo, mesmo com o crescente número de pacientes na busca por este tipo de tratamento, matérias sobre o Sistema Endocanabinoide (SEC) ainda não entram nas matrizes curriculares das instituições de ensino médico. 

Nos EUA, por exemplo, país onde a legislação em alguns estados estão avançadas a respeito do uso dos compostos da planta para fins medicinais, nove em cada 10 médicos dizem não estarem preparados para prescrever cannabis e, pouco mais de 35%, afirmam não se acharem prontos para responder perguntas aos pacientes sobre o tratamento canabinoide, diz o estudo publicado na revista Drug and Acohol Dependence. 

O número de pacientes aumentam, mas...

“É preciso conhecer os benefícios e as desvantagens da cannabis medicinal para saber se devem ou não recomendá-la como tratamento para os pacientes”, destaca Dr. Pedro Pierro, neurocirurgião, pioneiro na prescrição dos compostos da cannabis e um dos professores do Curso Imersivo em Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica que acontecerá em 19 de novembro no Edifício JK, em São Paulo (SP). 

O evento é destinado para médicos que queiram aprender a prescrever cannabis medicinal por meio de quatro pilares de aprendizado, que são:

Conteúdo programático

As aulas abordarão conteúdos como Sistema Endocanabinoide, farmacodinâmica e farmacocinética dos canabinoides e interações medicamentosas, sendo que todas as aulas terão exercícios e discussões de casos clínicos reais. 

Metodologia ativa e imersiva

Trata-se de um modelo de ensino em que os alunos participam ativamente na resolução de problemas e aprendem de forma autônoma, por meio de casos clínicos reais e com suporte de professores altamente qualificados. A Metodologia Ativa aplicada em um curso imersivo permite uma experiência dinâmica, aliada à construção de relacionamento com outros profissionais do mercado e aprendizagem máxima, tudo de maneira mais efetiva e em um menor período de tempo.

Exercícios e estudos de casos clínicos

Após cada aula serão analisados os exercícios e haverá discussão dos casos clínicos reais. Temas a serem abordados:

- Transtorno de ansiedade;

- Depressão;

- Epilepsia Infantil;

- Epilepsia;

- Doenças neurodegenerativas e degenerativas;

- Transtorno do Espectro Autista;

- Dor crônica;

- Doença Autoimune.

Sechat Academy Tool

Os médicos terão acesso a uma ferramenta exclusiva da plataforma Sechat para auxiliá-los na tomada de decisão e na escolha do produto mais adequado à patologia diagnosticada no consultório.

Desse modo, se você é um profissional médico e quer aprender mais como fazer a prescrição dos compostos da cannabis com segurança, para diferentes patologias, por meio de metodologia ativa (learn by doing e problem based learning) e imersiva, não perca a oportunidade de participar dessa revolução da saúde. 

Saiba mais acessando o link

Serviço

Evento: Curso de Imersão de Prescrição de Canabinoides na Prática Clínica

Data: 19 de novembro de 2022 – Das 8h30 às 18h

Local: Edifício JK – Anfiteatro

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1600 – Itaim Bibi – São Paulo – SP