Connecticut (EUA) realiza primeiras vendas de cannabis no varejo

“Não se trata apenas das lojas que podem começar a vender maconha legal, trata-se da mudança social de uma planta” diz COO de uma das empresas autorizadas

Publicada em 10/01/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

O estado norte-americano inicia nesta terça-feira (10) as primeiras vendas de cannabis para uso adulto e medicinal no estado de Connecticut, nos Estados Unidos. Das nove empresas que concluíram com sucesso as etapas necessárias para a participação do mercado adulto da planta, sete estão abertas para clientes.

“Não se trata apenas das lojas que podem começar a vender maconha legal, trata-se da mudança social de uma planta”, disse Benjamin Zachs, COO da Fine Fettle, uma das empresas autorizadas.

Como parte da legalização das vendas recreativas, a administração do governador democrata Ned Lamont disse que cerca de 44.000 condenações por maconha serão totalmente ou parcialmente apagadas graças à nova lei de cannabis “ficha limpa” de Connecticut.

“Hoje, marca um ponto de virada nas injustiças causadas pela guerra contra as drogas, principalmente agora que existe uma alternativa legal ao perigoso e não regulamentado mercado ‘subterrâneo’ de vendas de maconha”, disse Lamont, em um comunicado.

Agora que as vendas em Connecticut estão começando, a comissária do Departamento de Proteção ao Consumidor, Michelle Seagull, pediu que empresas e consumidores sejam responsáveis.

“É para adultos”, disse Seagull. “Você sempre corre o risco, ou preocupação, de que as pessoas não levem as responsabilidades tão a sério quanto precisam e o produto caia em mãos erradas.”

O que e quanto se pode comprar?

De acordo com o Departamento de Proteção ao Consumidor (DPC) as vendas iniciais de cannabis serão limitadas a:

> 7 gramas de flor in natura de cannabis;

> 7 gramas da substância pré-enrolada ou um produto comestível equivalente;

> 4 mL de cartuchos para vaporizadores;

> Uma combinação de diferentes tipos de produtos que, coletivamente, não ultrapassam 7 gramas de flor.

Os limites estabelecidos são significativamente mais baixos do que os estados vizinhos de Massachusetts e Nova York. O DPC explica que tais quantidades serão revisadas ​​e possivelmente alteradas, mas estão em vigor agora para garantir o fornecimento adequado tanto para consumidores adultos quanto para pacientes de cannabis medicinal, que ainda poderão comprar cerca de 140 gramas por mês.

Seagull afirma também que todos os produtos de cannabis no varejo estarão em embalagens à prova de crianças, claramente rotuladas para ajudar a evitar confusão com alimentos infantis.

Embora existam limites de transação, as autoridades estaduais disseram que os dispensários não rastrearão cada venda. Isso significa que os clientes podem ir a um dispensário, obter suas 7 gramas e depois ir para outro dispensário, de acordo com um porta-voz do DPC.

Quais lojas foram aprovadas para vendas até agora

As lojas autorizadas a comercializar cannabis até o momento são: 

  • Affinity Health and Wellness
  • The Botanist (Não abre para vendas no varejo na terça-feira.)
  • The Botanist
  • Dispensário Fine Fettle (Newington)
  • Dispensário Fine Fettle (Stamford)
  • Dispensário Fine Fettle (Willimantic)
  • RISE Branford 
  • Still River Wellness (Não abre para vendas no varejo na terça-feira)
  • Zen Leaf Meriden 

The Botanist e Still River Wellness são elegíveis, mas disseram que não realizarão vendas para uso adulto até o final deste ano.