Como usar cannabis para o controle da dor

Nos últimos anos, uma grande variedade de estudos se concentrou em analisar os efeitos da cannabis medicinal em pacientes com dor crônica

Publicada em 17/10/2022

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat

A celebração do Dia Mundial Contra a Dor (17 de outubro) tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem com ela em algum momento de suas vidas.

A cannabis pode ser uma alternativa (ou complemento) aos analgésicos, que por sua vez detém capacidade curativa, especialmente no combate à dor e inflamação. A cannabis medicinal também pode reduzir a necessidade de muitos medicamentos prescritos e é usada por muitos para substituir opióides, benzodiazepínicos, antidepressivos e outros tipos de drogas que podem ser danosos ao organismo humano, se utilizados a longo prazo.

Como a cannabis ajuda a dor

Embora a cannabis seja usada como medicamento há milhares de anos, a ciência moderna está nos ajudando a entender exatamente como a medicina derivada da cannabis funciona em seu cérebro, nervos e sistema endocanabinóide (ECS) para tratar efetivamente uma longa lista de problemas de saúde e condições de qualificação.

Por exemplo, devido ao efeito entourage e à variedade de compostos canabinoides de ocorrência natural disponíveis na planta de cannabis, muitos tipos diferentes de dor podem ser tratados com um único medicamento simples e seguro. Isso ocorre porque os vários canabinóides, terpenos e flavonóides na cannabis podem atingir vários sistemas de receptores (por exemplo, canabinóides, GABA, serotonina, dopamina, opióides) de uma só vez.

A dor aguda é definida como um desconforto súbito e intenso. Ao contrário da dor crônica, a dor aguda pode durar apenas um dia, ou até mesmo apenas uma hora. Dores de cabeça, dores nas costas e dores musculares estão entre os tipos mais comuns de dor aguda que as pessoas experimentam. A pesquisa mostrou que a cannabis pode ser útil no tratamento desses e de outros tipos de dor aguda.

A dor crônica pode afetar seriamente a qualidade de vida de uma pessoa. Ocorrendo constantemente ou esporadicamente, mas continuamente, a dor crônica está associada a condições como fibromialgia , neuropatia (dor nos nervos) e artrite, todas as condições para as quais a cannabis medicinal pode ser especialmente útil.