Como planejar sua carreira no mercado da cannabis

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Especialista no assunto mercado de trabalho da cannabis, Danilo Lang traz sua visão empreendedora para ajudar profissionais deste setor. (Foto: Arquivo)

Por Danilo Lang

Quando o ano começa, podemos sentir uma certa pressão interna nos dizendo: e aí, é agora que você vai entrar no mercado da cannabis? 

Sendo agora ou não, o mais importante é que você tenha um plano traçado e ganhe mais clareza sobre quando, como, onde, por que é o que você quer para a sua carreira nesse segmento. 

Em conversas com profissionais do setor, seja em mentorias, reuniões ou apenas um bate-papo despretensioso, é comum perceber que alguns profissionais não sabem como dar o primeiro passo. E tudo bem! Por isso estamos neste texto! 

É importante saber algumas coisas: 

1. Você tem tempo, não se pressione tanto assim e procure entender quais são os temas que mais lhe interessam dentro da cadeia de produção da cannabis e tente se visualizar atuando neste ponto da cadeia. 

2. O mercado é novo e você não sabe se é isso mesmo. Talvez você migre de segmentos dentro do tema da cannabis para encontrar uma empresa alinhada com seus valores e com temas de interesse. São inúmeras as possibilidades de atuação da indústria, de tecnologia, pesquisa, do cultivo à medicina. 

3. Sempre aprendemos observando de fora. Aproveite este tempo que você não sabe o que fazer profissionalmente, para observar o mercado, entender suas particularidades e suas diferentes maneiras de atuação.

Acredito em dois grandes pilares para iniciar uma carreira no mercado da cannabis e gostaria de compartilhar parte dos meus pontos de vista: 

Educação 

Essa é a base da vida e é indispensável para o mercado da cannabis. Neste tema, você tem duas vias que devem andar juntas. 

A primeira é você se especializar continuamente no seu campo de atuação. Bons profissionais são atualizados e possuem em mente a cultura do aprendizado constante. 

A segunda via é entender, cada vez mais, sobre o mercado da cannabis, seu funcionamento e particularidades para ter mais segurança no dia a dia com outras pessoas e também para ampliar a capacidade de entrega e conexão com demais assuntos que conhece. Buscar continuamente a educação, para crescer profissionalmente, expandir seus conhecimentos e fazer entregas mais sólidas. Além do networking, a cada vez que você estuda algo, acaba conhecendo mais pessoas e gerando mais conexões, que é o tema do próximo tópico. 

Networking 

Sabemos que a indústria da cannabis muda constantemente e é fundamental estar a par das principais notícias do mercado. Para isso, é sempre recomendado identificar quem  representa os temas em destaque no setor para  aprender mais. 

Aqui no SECHAT, por exemplo, você consegue acompanhar pessoas incríveis e que estão moldando o mercado no Brasil e no mundo, comece pesquisando sobre os citados nas matérias e confira os Colunistas do portal. 

Além disso, um dos melhores caminhos para gerar networking é a participação em eventos. Falando nisso, um dos principais eventos do ano, realizado pelo Sechat (o Medical Cannabis Fair), acontecerá na primeira semana de maio, portanto, você tem quatro  meses para se organizar até lá e começar a gerar networking no mercado da cannabis! 

São nessas ocasiões  que você poderá falar pessoalmente com as pessoas em evidência dentro de suas respectivas áreas de atuação e mostrar quem você é para o mercado!

Para finalizar, deixo um desafio bem legal: que tal estabelecer três metas para o ano visando iniciar a sua carreira no setor da cannabis? 

Abaixo deixo alguns exemplos de metas muito comentadas por profissionais que estão refletindo sobre seu futuro no mercado da cannabis: 

– Aumentar o networking;

– Melhorar minha comunicação no trabalho e 

– Definir minha carreira no mercado.

Agora que você já tem uma ideia  dos objetivos , vamos ao passo a passo: 

1. Estabeleça três metas para o ano; 

2. Escreva tudo o que você imagina que precisa realizar para concluir cada uma dessas metas; 

3. Dessas ações descritas, identifique o que é possível realizar e o que não é com base no seu contexto atual;

4. Crie um calendário e quebre o ano em visões trimestrais, mensais e semanais; 

5. Separe as ações que o aproximam da meta final e aloque essas ações em cada semana, mês e trimestre do ano para tangibilizar a construção dessas metas maiores ao longo de 2023 e

6. Escolha uma pessoa para acompanhá-lo ao longo desse processo, fornecendo feedbacks e uma visão de fora da caixa para você. 

Bom planejamento de carreira no mercado da cannabis!


As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese