Como a cannabis medicinal avançou na odontologia no ano de 2022

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Imagem: Arquivo/Sechat)

Por Cynthia de Carlo

Antes de mais nada, quero desejar a todos leitores um ano de 2023 repleto de paz, amor, harmonia e muita SAÚDE! 

Neste artigo, gostaria de fazer uma retrospectiva do último ano da cannabis medicinal dentro da odontologia, pois até este findo período, a mesma não alcançava grande destaque na área, sendo pouco conhecida e prescrita.

Com o decorrer de 2022 pudemos, por meio do conhecimento de novos estudos, congressos e palestras, levar essa prática para inúmeros profissionais da área, que passaram a se interessar pelo tema e principalmente pelos resultados alcançados por esta nova prática. Também houve grande interesse e apoio de órgãos ligados à classe como as ABOs e APCDs, disseminando informações de qualidade aos seus associados cirurgiões dentistas.

Como resultado, houve um aumento de profissionais aptos a ministrarem a terapêutica canábica aos pacientes em seus consultórios, levando melhoras significativas em suas patologias e qualidade de vida.

Retrospectiva da cannabis na odontologia

Congressos, simpósios e palestras. No mês de maio, ocorreu o mais significativo evento da cannabis medicinal, com o primeiro Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, no Expo Center Norte em São Paulo, organizado pela Sechat, contando com palestras de diversas especialidades médicas e, em especial, da odontologia da qual me orgulho muito ter participado como palestrante.

Em junho tivemos a presença da odontologia no Segundo Congresso Cannabico Xamânico em Teresópolis/RJ, quando discutimos a importância das terapêuticas cannabicas associadas à medicina integrativa/holística. 

Em agosto ocorreu  o Cicmed em São Paulo, nesta conferência internacional de cannabis medicinal, tivemos intercâmbio, com troca de experiências de diversos profissionais de outros países e em especial com os do Brasil. 

Em setembro, participamos do primeiro Simpósio de Cannabis na Odontologia, voltado à discussão dos tratamentos dos tipos de patologias odontológicas, com apresentação de casos e estudos e tipos de terapêuticas aplicadas.

Damos destaque ainda, aos inúmeros cursos e palestras realizados pelo Brasil, onde reuniram-se vários profissionais da área, cada vez mais interessados pelas terapêuticas canábicas. 

Área regulatória e do direito

Aconteceu  em maio de 2022 o reconhecimento das terapêuticas canábicas na odontologia, que foi a elaboração da RDC660/22 pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), que oficialmente introduziu a odontologia, como uma das especialidades aptas à prescrição da cannabis medicinal. 

Criação da SBOCAN  (Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide)

Vitória inédita no judiciário brasileiro de uma paciente que teve o tratamento de uma patologia odontológica, custeado pelo seu plano de saúde com cannabis medicinal.

Ainda no finalzinho do ano a odontologia passou a fazer parte do NDMCI – Núcleo de Desenvolvimento em Medicina Canabinoide e Integrativa e, para este ano vigente, há perspectivas de avanços cada vez mais significativos.

Todo esse panorama descrito acima faz com que não tenhamos a menor dúvida, de que a cannabis medicinal só tende a se desenvolver ainda mais na odontologia, com isso teremos cada vez mais profissionais habilitados na prescrição e no conhecimento de seus benefícios aos pacientes.

Então, por ora me despeço, com a certeza de dias canábicos iluminados, e já prometendo muitas pautas, matérias e assuntos interessantes nas próximas colunas!

SEJA MUITO BEM-VINDO 2023 !!! 

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Sobre a autora:

Cynthia De Carlo é cirurgiã-dentista, formada há 31 anos pela UNITAU, pós-graduada em Periodontia, Implante e Pediatria. É dentista do CECMedic (Centro de Excelência Canabinoide) e membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese