Por João R. Negromonte
O Projeto de Lei de autoria do senador Gustavo Bolívar, apresentado no último dia 20 de julho ao Congresso Nacional da Colômbia, busca regulamentar o uso adulto da planta.
Mesmo sem o apoio pretendido numa primeira apresentação na casa legislativa, o parlamentar afirma que o projeto ainda pode ser aprovado, pois com uma nova composição do senado por lá e o apoio do presidente eleito Gustavo Petro, declaradamente a favor da liberação, os ares da legalização estão cada vez mais próximos.
Em suas redes sociais, o senador garantiu que o PL será aprovado e reforça:
“Vamos parar de nos matar por uma indústria que nos EUA fatura US $25 milhões todo ano e melhora a saúde do consumidor”.
#MeGustaLaIdea
— Gustavo Bolívar (@GustavoBolivar) July 6, 2022
¡Cannabis legal!
El 20 de julio presentó de nuevo el Proyecto de Ley q regula la Marihuana de uso adulto.
Con nuestras mayorías vamos a aprobarlo.
Dejaremos de matarnos por una planta q en USA produce 25.000 millones de dólares/año y mejora la salud del consumidor pic.twitter.com/A2RgUvnuQZ
O objetivo da nova legislação é criar um marco regulatório para o cultivo, produção, armazenamento, processamento, comercialização e uso de cannabis e seus derivados e, caso aprovada, permitirá que players internacionais voltem seus olhos para a Colômbia, visto que não há muitos países na América do Sul, salvo o Uruguai onde o uso adulto é permitido, que possuem uma regulamentação sobre o tema.