<strong>Cogumelo mágico X Enxaqueca</strong>

Estudo aponta eficácia da psilocibina, presente em alguns cogumelos, no combate à doença que atinge milhões de pessoas em todo mundo

Publicada em 22/05/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat, com informações de El Planteo

Quando se trata de dores de cabeça, as enxaquecas estão no topo da lista, atingindo cerca de 15% da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Frequentemente acompanhadas de náusea, sensibilidade à luz e auras visuais estranhas, essas dores de cabeça podem ser excruciantes e debilitantes. Gerenciar enxaquecas pode ser um grande problema, mas os psicodélicos podem ajudar, pelo menos é o que diz a Dra. Emmanuelle Schindler, professora associada de neurologia na Yale Medical School.

“O mundo da medicina da dor de cabeça está sempre em busca de novas terapias e alvos mais específicos”, diz ela. Com base em pesquisas anteriores, que demonstraram que a psilocibina é eficaz no tratamento de dores de cabeça, a Dra. Schindler e seus colegas decidiram testar o psicodélico.

O estudo

A Dra. e seus colegas conduziram um estudo cruzado, duplo-cego, controlado por placebo, envolvendo 10 indivíduos adultos. Os participantes receberam um placebo oral ou uma dose de psilocibina psicoativa durante a primeira das duas sessões. 

Duas semanas depois, cada participante recebeu a dose oposta. Durante as duas semanas anteriores às primeiras sessões e até duas semanas após a segunda, os participantes mantiveram diários de dor de cabeça.

Pesquisas anteriores sobre dores de cabeça ajudaram a Dra. Schindler a determinar a dosagem apropriada para enxaquecas: aproximadamente um quinto do efeito psicodélico total medido pela Escala 5D de Estados Alterados de Consciência (5D-ASC), que quantifica estados incomuns de pensamentos.

No final do estudo, a Dra. Schindler e seus colegas descobriram que, em média, os participantes experimentaram 1,65 dias de enxaqueca a menos por semana nas duas semanas seguintes à dose de psilocibina, em comparação com uma redução média de 0,15 dias de enxaqueca por semana após o dose de placebo.

A maioria dos tratamentos de enxaqueca existentes são tratamentos de resgate administrados no início da doença para ajudar a aliviá-la ou como tratamento preventivo regular para ataques futuros. Mas a psilocibina parece funcionar de maneira diferente.

“O que a psilocibina faz, anedoticamente e neste estudo preliminar, é completamente diferente dessas duas ações”, diz Schindler. Ela acrescentou ainda que nenhum outro tratamento aprovado para enxaqueca fornece efeitos preventivos duradouros após uma única dose rapidamente metabolizada. "No entanto, este primeiro estudo é um começo e espero que estimule mais interesse e financiamento para pesquisas", conclui a pesquisadora.