Cervejas feitas com cannabis no Canadá e no Brasil

Imagem ilustrativa: Pexels

Por Gabriela Fernandes

Desde outubro de 2018, o Canadá possui uma lei que permite o uso adulto da cannabis com algumas restrições. Uma delas, refere-se à quantidade de maconha que se pode comprar e transportar, seja em gramas ou litros. Com amplo mercado canábico, as cervejas que levam a cannabis em sua composição são uma realidade corriqueira para os canadenses. 

Recentemente, no dia 2 de dezembro de 2022, a legislação que regulamenta  o uso recreativo da planta sofreu algumas alterações. Houve um aumento significativo na quantidade permitida para se transportar essa cerveja verde. Hoje é possível portar até 17,1 litros, o equivalente a 48 latas de 355ml cada, sendo permitido anteriormente, até 2,1 litros, ou cinco latas de 355ml cada.

Regulamentação brasileira

No Brasil, até o momento, não é permitida a produção de cerveja com canabinoides, porém, são encontradas diversas cervejas no mercado brasileiro com terpenos derivados da planta. Eles possuem o aroma característico, mas não apresentam o THC na composição. Isso porque são utilizados terpenos da planta que são os responsáveis pelo cheiro, não só da cannabis, como de outras plantas também.

Os desafios do empreendedor

O cervejeiro Salo Maldonado é um dos fabricantes dessas cervejas especiais. Iniciou sua carreira como cervejeiro em 2012, quando fundou sua primeira marca. Em 2014, criou a MOTIM e atualmente é líder de vendas de outra marca artesanal.  Para Salo, ser um cervejeiro é a união de duas paixões: criação e cerveja. Criar produtos que outros vão degustar e tem potencial de encantar é incrível”, comenta. A primeira vez em que produziu cerveja com terpenos da cannabis foi no ano de 2020, com a vontade de criar algo que fizesse sentido. Dessa forma, a Kushed 18 foi feita com a ajuda de uma especialista em terpenos, que os forneceu, para que os terpenos da cannabis presentes na cerveja quando combinados com o TCH, dessem o efeito de animação. 

Possivelmente em alguns anos possamos ter cervejas com cannabis, não apenas com os terpenos dela, disponíveis no mercado brasileiro. Enquanto isso, é possível ter acesso a essas cervejas com os terpenos da cannabis em algumas choperias e bares de cervejas artesanais. No momento não será possível encontrar a cerveja com cannabis do Salo, pois foi preciso pausar a produção por falta de terpenos.

Compartilhe:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER