O efeito da cannabis na saúde é tema de audiência pública em Roraima

O evento será realizado nesta quinta-feira (01) no plenário da Assembleia Legislativa

Publicada em 30/05/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações da assessoria

.

O efeito da cannabis na saúde será tema de uma audiência pública nesta quinta-feira (01) no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima. Com o tema "CANNABIS MEDICINAL: Pela garantia do tratamento e acesso a medicamentos à base de canabidiol". O evento ocorrerá das 9h às 12h e, busca proporcionar um espaço de discussão sobre a importância do acesso aos medicamentos derivados da cannabis para fins medicinais, com foco especial no canabidiol.

.

Os efeitos medicinais da cannabis têm sido objeto de estudo. Essa planta possui uma variedade de compostos químicos, chamados canabinoides, que mostraram ter potenciais terapêuticos em várias condições médicas, como dor crônica, epilepsia, ansiedade, esclerose múltipla, glaucoma e náusea. Ao longo do tempo, pesquisadores têm investigado esses compostos e seus possíveis benefícios para a saúde, explorando como eles interagem com o corpo humano e seus sistemas biológicos.

.

A deputada estadual de Roraima, Catarina Guerra (União), é autora de um projeto de lei que institui a política no estado de fornecimento gratuito de medicamentos elaborados com derivado vegetal à base de canabidiol. Neste projeto está incluindo o Tetrahidrocanabinol, em caráter de excepcionalidade pelo Estado e empresas privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde - SUS.

.

“Não podemos nos privar de discussões e evoluções que o mundo passa, em especial na saúde. Os produtos à base de canabidiol comprovadamente ajudam as pessoas a minimizarem os sofrimentos com doenças neurológicas e várias outras patologias. Vamos colocar Roraima nessa rota e ajudar as pessoas”, disse Catarina.

.

O projeto de lei tem como principais objetivos: diagnosticar e tratar pacientes que a cannabis medicinal atua com eficácia; promover produção científica e políticas públicas de debate, fornecimento de informação e cursos de capacitação.

.

Para quem tiver interesse em participar, as inscrições podem ser feitas aqui. Os participantes receberão certificado. 

.

Você também pode ler: Em dois anos, curso da USP sobre medicina canabinoide teve 600 alunos inscritos