Canabidiol também no mundo da beleza

A utilização do CDB em produtos cosméticos de uso tópico como séruns, esfoliantes, óleos, máscaras e cremes

Publicada em 18/11/2022

capa
Compartilhe:

Por Sofia Missiato

Se você se interessa pelo universo da cosmética natural, certamente já notou alguma movimentação de produtos com ativos de cannabis em sua composição. A planta medicinal tem capacidade terapêutica sobre a pele humana. A espécie Cannabis sativa, se originou na Ásia Central e há séculos já era empregada como remédio em diversos povos como os chineses, indianos, egípcios, árabes, gregos e romanos, muito antes de chegar às Américas.

Suas propriedades  antioxidantes vêm ganhando destaque em linhas dermatológicas para auxiliar pessoas que necessitem de tratamento ou que desejam melhorar sua qualidade de vida.

Os benefícios em suas aplicações estão atreladas a como o produto se relaciona com o organismo humano e de que maneira é absorvida. O CBD, canabidiol presente na planta, tem efeito calmante e é anti-inflamatório. Por isso, quando usado topicamente, o óleo ou creme de cânhamo reduz a coceira em casos de psoríase e o nível de inflamação, em casos de dermatite.

Cânhamo? 

O CBD (canabidiol), cada vez mais comum na cosmética, é um composto presente em todas as variações de cannabis, entretanto,  o cânhamo é aquele que apresenta até 0,3% de THC em sua composição, ou seja, a nomenclatura da planta muda quando apresentar mais de 0,3% THC (tetrahidrocanabinol), geralmente chamado de cannabis ou maconha.  Este é, portanto, o ingrediente ativo que pode ser encontrado  nas fórmulas cosméticas, já que apresenta maior concentração de CBD. 

Como é feita a extração?

O óleo de cannabis é obtido, geralmente, por extração com solvente das flores femininas. No entanto, podem ser comercializados produtos cosméticos que contenham elementos obtidos das sementes ou folhas não aderidas à copa da planta Cannabis sativa. Isso significa que culturas utilizadas para fins comerciais legais não podem transformar a planta em flor e, por esse motivo, é permitida a venda de produtos derivados da planta. 

Antioxidante e Hidratante

O canabidiol ativa os receptores do nosso sistema endocanabinoide, que previne o dano oxidativo celular. É rico em vitamina E e ácido fenólico, o que lhe confere propriedades antioxidantes, ideais para combater os radicais livres.

O óleo de cânhamo é rico em ácidos graxos, ômega 3, ômega 6 e ômega 9, o que significa que hidrata e suaviza a pele,  além de ser usado em  cremes para combater os sinais de envelhecimento.

Relaxante

O óleo de cânhamo também reforça a barreira cutânea e, por isso, seria indicado para peles secas e/ou desidratadas. Devido ao seu efeito calmante e relaxante, também é indicado para peles sensíveis por melhorar os processos inflamatórios.

 Produz efeito sebo-regulador e, portanto, potencialmente indicado no  tratamento da acne.

Embora o canabidiol seja absorvido pela pele, o composto não chega à corrente sanguínea (como a maioria dos ingredientes ativos topicamente) e, portanto, não atinge o sistema nervoso central.