Canabidiol é tema do Fantástico do último domingo

Com o consumo de óleo de canabidiol aumentado entre atletas e ex-atletas, o programa convidou o Professor Francisco Guimarães para esclarecer questões sobre o tema

Publicada em 13/12/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição Sechat, com informações de G1

Ontem, dia 12/07, foi ao ar no programa fantástico da rede globo, matéria sobre o uso do canabidiol (CBD) para atletas. Com depoimentos de profissionais da saúde e do esporte, a reportagem mostra como o uso dessa substância tem ganhado destaque no mundo todo, mesmo sem estudo clínicos que comprovem sua eficácia, como diz o Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), Francisco Guimarães.

O professor aponta cinco fatos sobre o canabidiol no esporte. Confira abaixo:

  1. Não existem estudos clínicos específicos investigando o uso;

  1. Também não existem evidências de que o canabidiol, por si só, aumente o desempenho físico;

  1. Diferentemente de outros componentes presentes na planta Cannabis sativa, o canabidiol não produz dependência;

  1. Existem evidências, obtidas em animais de laboratório e em estudos clínicos iniciais, que sugerem que o canabidiol pode ser útil no tratamento de alguns fatores que prejudicam o desempenho físico, como, por exemplo, dores crônicas, inflamação, ansiedade e exaustão emocional;

  1. O canabidiol é um medicamento e, como qualquer medicamento, ele pode produzir efeitos adversos e deve ser usado sob supervisão médica.

A reportagem mostra também a realidade de atletas como Bob Burnquist, 10 vezes campeão dos XGames, Pedro Barros, atleta olímpico da seleção brasileira de Skate, Susana Schnarndof, medalhista parolímpica, dentre outros, que fazem uso do CBD como tratamento.

Confira a matéria completa aqui:

https://twitter.com/showdavida/status/1470261522094084099