Cidades fazem Caminhada pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal

Evento é organizado pela Associação de Pais Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista­, em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Cannabis

Publicada em 14/11/2019

capa
Compartilhe:

Será realizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (15), a 1ª Caminhada Internacional pelo dia Mundial da Proclamação da Cannabis Medicinal. O evento é organizado pela Pro D Tea (Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista­), em parceria com a SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos sobre a Cannabis) – Núcleo Verde Campo Grande e, o Grupo Florescer – Pacientes de Cannabis e Saúde.

O ato terá a presença de profissionais especializados neste tipo de tratamento e pessoas que fazem o uso de medicação que utilizam cannabis na composição. Além da caminhada, serão realizadas algumas conversas explicativas sobre o tema com profissionais da saúde.

Panfletos e vídeos com depoimentos serão exibidos para desmistificar os benefícios, legislações envolvidas e o comércio do uso da cannabis em tratamentos medicinais. A presidente do Pro D Tea, Carolina Spínola Alves Corrêa, disse que pretendem aproveitar o momento para tirar as dúvidas da população.

“Queremos trazer para a sociedade mais conhecimento e menos preconceito sobre o tema. São informações que podem salvar vidas. E mais do que isso, queremos com esta ação contribuir para a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil”, explicou a presidente.

A caminhada acontece também em Florianópolis, capital catarinense. A concentração será às 14h no trapiche da Av. Beira Mar Norte.

Dia mundial da cannabis medicinal

O uso da cannabis em tratamentos medicinais ganhou força na sociedade a partir de 1994. Em 15 de novembro daquele ano a Federação de Cientistas Americanos solicitou ao governo dos EUA que acelerasse a pesquisa sobre o uso medicinal da cannabis.

No Brasil a data só é comemorada em 27 de novembro. No país, as brechas legislativas para o uso medicinal da cannabis são poucas. Apenas em 2017 foi aprovado o primeiro medicamento com canabidiol e THC, o Mevatyl, usado em pacientes com esclerose múltipla.

Fonte: MidiaMax