Associação Canábica do Rio Grande do Sul cria minissérie para mostrar os processos do cultivo da cannabis

Diante do grande preconceito que envolve o tema, a equipe da ACURACAN decidiu usar as redes sociais para explicar que a cannabis é "simplesmente uma planta”

Publicada em 03/06/2023

capa
Compartilhe:

Por: Bruno Vargas

.

A Associação Canábica do Rio Grande do Sul cria minissérie para mostrar os processos do cultivo da cannabis. A Jornada da Erva. Assim é intitulada a minissérie produzida pela Associação de Cannabis Medicinal (ACURACAN), que mostra os processos, do cultivo ao consumo, da cannabis medicinal. 

.

Os vídeos são divididos em capítulos e serão postados no Instagram da entidade, a primeira parte contém dois episódios e já está no ar. Nela, a Co-Fundadora da associação, Patrícia da Rosa apresenta todas as etapas da colheita. 

.

O material presente na minissérie foi gravado na plantação da ACURACAN no Uruguai - onde a cannabis é legalizada. Segundo Patrícia, a associação ainda está em processo para conseguir a autorização de cultivo e manipulação da cannabis no Brasil. 

.

Associação Canábica do Rio Grande do Sul cria minissérie para mostrar os processos do cultivo da cannabis

.

Capítulo 1

.

No primeiro episódio, Patrícia mostra a “poda” da planta. Passando pela última semana de floração, onde a água e outros recursos são cortados para que a flor  obtenha melhor consumo dos nutrientes livres e chegando até a hora de colher e cortar os ramos.

.

No segundo episódio, os processos manuais e mecanizados da “trima” são apresentados ao público. As três etapas realizadas pelas máquinas possibilitam uma melhor utilização da cannabis, garantindo um medicamento repleto de  tricomas, terpenos e flavonoides.

.

O próximo capítulo da minissérie está em fase de produção, sem  data de lançamento. A Co-Fundadora da ACURACAN comentou que o terceiro episódio mostrará a extração e manufatura do extrato e o resultado final do medicamento.

.

Simplesmente uma planta

.

Segundo Patrícia, são vários os filhos, netos e sobrinhos, que realizam um contato com a associação escondidos de seus familiares. O medo existente na sociedade  dificulta a vida de pessoas que precisam da cannabis para tratamentos médicos.  

.

Aliado a isso, existe uma vasta desinformação acerca do funcionamento da cannabis e seus processos de plantio. “A planta ainda é um mistério, algo distante e imaginário”, relata Patrícia. 

.

Pensando nisso, a equipe ACURARAN, criou a minissérie, A Jornada da Erva. Visando ensinar e explicar para as pessoas do que se trata a cannabisa: “Devemos mostrar o que a cannabis realmente é, uma planta, mesmo que não seja uma planta qualquer. Somente a educação e a ciência são capazes de desmistificar o assunto”.

.

Prazer, ACURACAN

.

A ACURACAN é uma associação de cannabis medicinal natural de Porto Alegre (RS). Nasceu em novembro de 2022 pelas mãos de “militantes do acesso universal e descriminalizado à cannabis”, palavras usadas pela Co-Fundadora. 

.

Segundo Patrícia, a equipe ACURACAN, composta por médicos, veterinários, nutricionistas, psicólogos, terapeutas, biólogos, trabalham arduamente para atender 1600 associados: “O coração do que fazemos reside justamente no acolhimento, no trabalho dos especialistas canábicos. O paciente é ouvido com cuidado e respeito”.