Dedicação que inspira: Arquiteta transforma cuidado com os pais em movimento de apoio de Alzheimer

Os profissionais da saúde podem apoiar a Rede Cuida de Mim compartilhando orientações e experiências no tratamento da doença

Publicada em 18/08/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat

Como o Alzheimer mudou a vida de Miriam Morata? A arquiteta escolheu deixar de lado a profissão para se dedicar ao cuidado com pais. O trabalho como cuidador, que é fundamental para oferecer apoio ao paciente, ensinou para ela que os desafios para cuidar do pai e da mãe diagnosticados com Alzheimer também são as dores de milhares de outros cuidadores desconhecidos, mas que no anonimato contribuem para melhorar a qualidade de vida dos seus familiares ou amigos.

Testemunho de amor e experiência

https://www.youtube.com/watch?v=Br6XmRXlkNM

Alzheimer e a atenção aos cuidadores

Miriam, que antes dominava projetos projetados, encontrou-se em um território completamente novo quando as circunstâncias a conduziram ao papel de cuidadora. A falta de experiência na área da saúde não a impediu de mergulhar de cabeça nessa missão. Um evento familiar impactante desencadeou uma mudança radical em sua perspectiva de vida.

Se você é um profissional da saúde e está disposto a apoiar a Rede Cuida de Mim com seu conhecimento e experiência, entre em contato com os idealizadores do projeto.

Movida pela necessidade de documentar os efeitos de uma doença que afetou sua família, Miriam iniciou um diário. Sua narrativa, compartilhada online, tocou corações e logo se transformou em um livro inspirador. O desejo de criar um impacto mais amplo levou-a a criar a "Rede Cuida de Mim", um espaço virtual para troca de informações, apoio e inspiração.

A história de Miriam é a prova viva de que mesmo as mudanças mais inesperadas podem experimentar uma transformação positiva. Por meio do projeto "Cuida de Mim", ela lançou um olhar cuidadoso sobre os desafios enfrentados pelos cuidadores familiares, abordando questões legais, programas de apoio e políticas públicas.

Inicialmente, Miriam acreditava estar sozinha em sua jornada de cuidado, mas a rede revelou uma rede de indivíduos enfrentando situações semelhantes. Agora, ela não apenas oferece apoio a cuidadores de pacientes com Alzheimer, mas também experimentou uma plataforma que busca criar mudanças nas políticas de cuidado familiar.

Em São Paulo, no dia 30 de setembro, no prédio Bibliaspa, próximo a Estação Marechal Deodoro - Metrô, será palco do quarto mutirão da "Rede Cuida de Mim", das 9h as 16h. Este evento simboliza uma união de indivíduos que, como Miriam, transformaram desafios em oportunidades de empoderamento. Para auxiliar os cuidadores, serão realizadas palestras com profissionais da saúde. Entre em contato com a rede  (11) 97674-9855.