Altas taxas federais de cannabis elevam perdas financeiras e de empregos no Canadá

Executivos canadenses pedem ao governo federal alívio ao regime de taxas e impostos

Publicada em 20/02/2023

capa
Compartilhe:

Por Mjbizdaily

Em uma entrevista coletiva, executivos de pequenas e grandes empresas de cannabis alertaram que, sem uma reforma significativa, comunidades do Canadá sofreriam mais perdas financeiras e de empregos devido às altas taxas e impostos especiais de consumo. 

Margaret Brodie, CEO interina e diretora financeira da Rubicon Organics, com sede na Colúmbia Britânica, alertou durante a coletiva de imprensa que o Canadá está perdendo vantagem internacional. “A maior parte de nossa linha principal vai direto para o governo, e isso está tornando antieconômico para os negócios continuarem”, disse. 

O grupo pede redução na taxa regulatória, que atualmente cobra dos licenciados de cultivo padrão 2,3% da receita bruta anual com cannabis. Este ano, produtores canandenses de cannabis anunciaram quase 1.000 cortes de empregos e reforçam que as consequências tornam a indústria amplamente insustentável.

O Canadá legalizou a cannabis em 2018, com uma abordagem de saúde pública e segurança, para manter a planta fora das mãos de jovens e lucros de criminosos. Mas produtores de cannabis avaliam que esses objetivos estão em risco com a alta taxa regulatória anual cobrada pelo governo.