Acontece neste final de semana o VII curso de cultivo, uso terapêutico e redução de danos da associação Cultive

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Última edição do curso de cultivo da Cultive em São Paulo (Imagem: Arquivo/Cultive)

Por João R. Negromonte

Nascida em 2016 na luta pelo acesso aos medicamentos à base da planta, a Associação de Cannabis e Saúde (Cultive) realiza a sétima edição do curso de plantio e extração de canabinoides para fins medicinais nos dias 3 e 4 de setembro no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. 

O objetivo do evento é suprir as carências provocadas pelo conceito proibicionista acerca do tema que provoca a privação do direito à saúde dos pacientes. Por isso, o curso reúne diversos nomes da área como médicos, farmacêuticos, pesquisadores, neurocientistas, profissionais do setor de ciências sociais, além de advogados, agrônomos e cultivadores, que levarão informações de qualidade e com responsabilidade para aqueles que necessitam desta terapia. 

Cidinha Carvalho, fundadora da associação sem fins lucrativos, conta que a Cultive foi  a primeira instituição em São Paulo a ministrar cursos sobre Cannabis para pacientes, familiares e profissionais da saúde. “Com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)  queremos mostrar que é possível ter  a autonomia de produzir nosso próprio remédio, além de construir uma regulamentação justa para todos.”

Programação

03/09/2022 – Sábado

  • > 09:00 – Apresentação da Cultive

Cidinha Carvalho

Fundadora e diretora da Cultive – Associação de Cannabis e Saúde, mãe de Clárian na condição de síndrome de Dravet , bancária e membro da Plataforma Brasileira de Política de Drogas – PBPD. 

  • > 09:30 – Etnobotânica da Cannabis

Eliana Rodrigues

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado e pós-doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2001 e 2010). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, onde coordena o Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos (CEE), e é orientadora permanente do Programa em Biologia Química. Orienta e desenvolve projetos na área de plantas e animais utilizados com fins alimentares, medicinais e/ou tóxicos por culturas do passado e do presente; seja para incrementar o entendimento da relação homem x natureza, quanto para a indicação de potenciais bioativos e avaliação dos riscos à saúde pública envolvidos no seu uso. 

  • > 10:00 – Sistema endocanabinoide 

Renato Filev

PhD – Bacharel em Ciências Biológicas: Modalidade Médica. Doutor em Neurociências, pós-doutorando pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica, ambos pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas – PBPD. Diretor executivo da CANAPSE – Associação de Canabiologia, Pesquisa e Serviço.

  • > 10:35 – Farmacocinética e Farmacodinâmica da Cannabis 

Sandra Freitas 

Diretora Científica do Instituto de Pesquisa e Educação CEC (Centro de Excelência Canabinoide); Engenheira química, especialista em Medicina Integrativa e suas bases em saúde; Adequação nutricional para manutenção da homeostase Endócrina; Fitoterapia Plantas Medicinais Farmácia Viva; Gastronomia funcional; psicanalista clínica, CEO Laboratório de Diálogos

  • > 11:30 – Relato de Caso 

Daiane Zapp

Mãe do Bernardo na condição de epiléptico e paciente renal crônico.

  • > 11:40 – Controle de qualidade dos extratos do óleo de cannabis e extração –

Prof. Diogo de Oliveira Silva 

Professor do Departamento de Química da UNIFESP – especialista em Espectrometria de Massas e análise de fármacos e biomoléculas. Químico Industrial pela UFSM e doutor em Fármaco e Medicamentos pela FCF-USP. Pós-doutorado em Biodisponibilidade e Bioequivalência (ICB-USP), Biomoléculas de Algas (IQ-USP), Modificação de Proteínas (VCU, EUA) e Toxicologia de Cianobactérias (FCF-USP). Professor filiado ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP – Campus Diadema. 

Joice Rodrigues dos Santos 

Graduanda em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora na área de Cannabis em parceria com a CULTIVE – Associação de Cannabis e Saúde

Isabel Fulchini

Técnica em Química e Graduanda de Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisas sobre cannabis em parceria com a Cultive.

  • > 12:20 – Cuidados em psicologia e práticas de Redução de Danos –

Gisele Costa 

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista pelo programa de pós-graduação Lato Sensu em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e participante do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo em formações clínicas em psicanálise. Possui experiência em redução de danos e saúde mental na atenção primária e secundária do SUS. Atende em consultório particular de psicanálise e é colaboradora no campo da psicologia na Cultive.

Maria Angélica Comis 

Psicóloga clínica desde 2004, Redutora de danos, Mestre na área de medicina e sociologia do abuso de drogas, Especialista em Medicina Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental, Ex-assessora de políticas públicas sobre álcool e drogas (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo), atualmente Coordenadora de Advocacy do Centro de Convivência É de Lei.

Sabrina Mertens

Psicóloga pela PUC-SP e redutora de danos, é pós-graduada em arteterapia pelo Instituto Junguiano, psicopedagogia e especialista em psicologia hospitalar pelo Hospital Albert Einstein, além de pós-graduanda em Cuidados Paliativos. Atua em CAPS AD e na prática clínica. Faz parte do Projeto ResPire/É De Lei, do Movimento Brasileiro de Redução de Danos, e é colaboradora da Cultive.

  • > 13:20 – Transparência, uso dos recursos 

Vinícius Alvarenga 

Administrador de empresas com uma vivência prática intensa, adquirida em empresas de grande porte e em segmentos distintos. Nos últimos vem atuando em iniciativas sociais trazendo todo conhecimento prático adquirido nos últimos 20 anos como executivo e consultor objetivando o aprimoramento e profissionalização das gestões de empresas sociais.

  • > 14:30 – Aplicações terapêuticas 

João Menezes 

Professor Associado no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Médico (1987) pela UFRJ, Mestrado (1991) e doutorado (1996), pelo Instituto de Biofísica UFRJ. Pós-Doutorado (2005) no MGH/Harvard Medical School. 28 anos dedicados ao estudo da neurogênese no cérebro neonatal e do adulto. Palestrante sobre a interação entre a ciência e a política de drogas; Membro da Abracannabis, SBEC e Participante da Marcha da Maconha RJ

  • > 15:20 – Relato de caso

Gilberto Castro 

Ativista, jardineiro portador de esclerose múltipla, faz uso de cannabis há 19 anos – tendo conquistado autorização para o plantio em Abril/2018. Colabora com a associação paulistana Cultive e é caso de estudo de equipe multidisciplinar da Unifesp e Instituto ITHC.

  • 15:30 – Cannabis na Dor, prescrição e dosagem

Ricardo Ferreira

Médico com área de atuação em cirurgia da coluna e clínica da dor. Mestre em clínicas cirúrgicas, MBA executivo em gestão de saúde, fundador da SBEC, membro da SBED, SBOT e Sociedade brasileira de cirurgia da coluna. Prescrevendo e acompanhando pacientes em uso de canabinoides desde 2015.

  • > 16:20 – Relato de caso

Drika Coelho

Paciente com Hérnia de Disco, Fibromialgia, depressão crônica (distimia), burnout/stress pós traumático e usa a maconha como coadjuvante.

Comunicadora e publicitária, formada em Comunicação Social pela FAAP. Colabora, do ponto de vista de pesquisadora e também usuária de maconha e psicodélicos, com iniciativas que visam informar, educar e desmistificar o uso de substâncias.

  • > 16:30 – Apresentação de estudo: Canabinoides para Alzheimer 

Francisney Nascimento

Farmacêutico e Mestre em Farmacologia (UFSC). Doutor em Farmacologia (UFSC/Dalhousie University, Canadá). Pós-doutorado em Neurofarmacologia (McGill University, Canadá). Professor de Farmacologia Clínica e de Canabinologia Médica nos cursos de Medicina e Mestrado em Biociências na UNILA (Foz do Iguaçu). Coordenador do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica na UNILA. Sócio-fundador da empresa 3F Clinical Trials e Inovação Canabinoides.

  • > 17:00 – Cannabis em psiquiatria

Mariana Muniz 

Médica Psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e com Residência Médica em Psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-IAMSPE-SP). Atualmente é mestranda em Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Laboratório de Sono, Sonho e Memória, onde iniciou, em 2018, seu percurso nos estudos, prescrição e manejo clínico da  Cannabis Medicinal.

  • > 18:00 Relato de caso

Cris Lima

Mãe da Maitê, na condição de Transtorno do Espectro Autista.

04/09/2022 – Domingo

  • > 9:00 – História da Política de Drogas

Henrique Carneiro

Professor de história na USP, coordenador do LEHDA e membro do NEIP e da ADHS.

  • > 10:00 – Regulação e Reparação: novos rumos para a política de drogas 

Erivelto Melchiades

Sobrevivente do sistema carcerário, formado em direito, fundador e articulador da associação de apoio ao familiar e egresso do sistema carcerário Recomeço, diretor da Rede Reforma e membro da Frente Estadual pelo Desencarceramento do RJ.

Nathália Oliveira

Socióloga formada pela FESPSP. É cofundadora e diretora executiva da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e integrante da Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Foi presidenta do COMUDA -SP (Conselho Municipal de Política sobre Drogas e Álcool de São Paulo) entre 2017 a 2019. Foi diretora do Centro de Convivência É de Lei e atuou como assessora de advocacy no projeto “Gênero e Drogas”, no Instituto Terra Trabalho e Cidadania.

Emílio Figueiredo

Advogado e sócio na Figueiredo, Nemer e Sanches Advocacia Insurgente, Consultor na Sinapse Social, e Fundador e Diretor na Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REDE REFORMA). Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito ambos pela UFF, e Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ. Pesquisador em formação no grupo de pesquisa PsicoCult do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos – INCT/INEAC.

  • > 11:00 – O Caminho da Justiça Social: cultive seus direitos

Ricardo Nemer

Advogado com experiência em Direito e Usos de Psicotrópicos, com ênfase na Cannabis, Secretário Executivo da Canapse e Mestrando em Sociologia do Direito pela Universidade Federal Fluminense – membro e Co fundador da Reforma.

Gabriella Arima 

Advogada antiproibicionista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – 2016), com extensão em Políticas Públicas pela mesma instituição (2019). Está diretora da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – Rede Reforma, coordenadora do Núcleo de Política sobre Drogas e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Conselheira Suplente do Conselho Estadual de Política sobre Drogas de São Paulo – CONED/SP e integrante da RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas. Também é sócia fundadora do escritório Arima & Galício Advogadas Associadas. 

Marcela Sanches

Advogada Criminalista, Especialista em Direito Penal Empresarial e Criminalidade Complexa pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC, com extensão em Legal Writing and Contract Drafting pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO, integrante da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas (REFORMA) e sócia da Figueiredo Nemer e Sanches Advocacia Insurgente.

  • > 13:00 – Cannabis, agroecologia e Farmácias Vivas

Mauro Spalding

Eng. Agrônomo, especialista em sistemas Agroecológicos e Orgânicos. Gestor de projetos no Instituto Kairós e sócio fundador da Ambients. 

  • > 13:30 – Aspectos agronômicos do cultivo da Cannabis

Dennys Zsolt

Chief Operations Officer (COO) da CannTen; Engenheiro Agrônomo (UFRRJ);  Pesquisador-Membro Grupo de Pesquisas em Estudos Químico-Farmacêutico da Cannabis Medicinal para uso humano e veterinário da UFRRJ (DGP/CNPq)

  • > 14:30 – Cultivo em ambiente externo; doméstico e em pequenos espaços

Rudi Viana

Agricultor, biólogo, ativista, professor e fundador da Horta Urbana.

Fábio Carvalho 

Fundador, diretor e cultivador da Cutive, pai de Clárian e graduado em Logística.

Bernardo Monteiro

Administrador, especialista em soluções para cultivo e designer.

  • > 17:30 – Encerramento 

Mediadores:

  • Vinícius Alvarenga

  • Renato Filev 

  • Gisele Costa

  • Mariana Muniz

  • Ricardo Nemer 

  • Fábio Carvalho

Ao final de toda programação cada participante receberá um certificado de conclusão de curso emitido pela Unifesp. 

Apoio filantrópico

Mesmo atingindo sua lotação máxima, inviabilizando mais inscrições, para ser realizado, o curso conta com apoio de parceiros que serão os financiadores do projeto. Portanto, aqueles que desejam contribuir com a causa, entre em contato pelo site da associação (www.cultive.org.br) ou pelo email cultive@cultive.org.br.

Serviço

Evento: VII Curso de Cultivo, uso Terapêutico e Redução de Danos da Cultive

Data: 3 e 4 de setembro de 2022

Horário: Das 8h às 18h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo/SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese