Ações da Aurora enfraquecem e impedem a evolução de plantas de cannabis

As empresas de cannabis entraram em colapso no mercado de ações, após resultados decepcionantes de alguns grandes nomes como Aurora Cannabis

Publicada em 08/11/2019

capa
Compartilhe:

As ações da Aurora Cannabis Inc. caíram para um mínimo de dois anos na sexta-feira, depois que suas receitas perderam as expectativas e o produtor de vasos anunciou que estava interrompendo a construção de uma instalação de produção e interrompendo o trabalho em outra para economizar mais de US $ 190 milhões em despesas planejadas.

As ações da empresa, com sede em Edmonton, caíram para um mínimo de US $ 3,57 e fecharam 79 centavos ou 18%, para US $ 3,59 em negociação na Bolsa de Toronto

"Estamos tomando boas decisões na redução de investimentos com base na demanda global", disse o fundador e CEO Terry Booth durante uma teleconferência.

A empresa disse que está ajustando o cronograma de construção das duas instalações para se alinhar mais de perto com suas expectativas quanto ao momento de aumento da demanda canadense e internacional.

"Os últimos meses foram desafiadores para a indústria mais ampla de cannabis entre questões de governança, evolução da demanda do consumidor e gargalos provinciais no varejo, não faltaram notícias negativas", acrescentou o diretor corporativo Cameron Battley.

A empresa ofereceu esclarecimentos em um comunicado à Global News na sexta-feira.

"A Aurora Sun continua sendo uma parte importante de nossas perspectivas futuras para a produção de maconha de alta qualidade", disse Michelle Lefler, vice-presidente de comunicações. 

As decisões de construção acontecem quando a empresa registrou um lucro líquido de US $ 10,4 milhões no trimestre encerrado em 30 de setembro, em comparação com um lucro líquido de US $ 104,2 milhões no mesmo trimestre do ano passado.

O Aurora perdeu as expectativas, pois o lucro ajustado antes dos juros, depreciação e amortização (EBITDA) foi negativo em US $ 39,7 milhões no primeiro trimestre do ano fiscal de 2020. Isso comparado com uma perda de US $ 67,6 milhões no ano anterior e uma perda de US $ 11,7 milhões no quarto trimestre terminou em Junho.

A receita foi de US $ 75,3 milhões no primeiro trimestre, acima dos US $ 29,7 milhões do mesmo trimestre do ano passado, mas abaixo dos US $ 94,6 milhões do trimestre anterior.

Os analistas esperavam uma perda de EBITDA ajustado de US $ 18,6 milhões e receita de US $ 93,31 milhões, segundo a empresa de dados do mercado financeiro Refinitiv.

Enquanto as vendas de maconha medicinal cresceram três por cento em relação ao quarto trimestre, quando o número de pacientes atingiu um recorde de 91.000, as vendas de cannabis para consumidores caíram 33 por cento devido à desaceleração da demanda das províncias, à medida que trabalham com altos níveis de estoque.

O analista John Chu, da Desjardins Capital Markets, reduziu o preço-alvo da Aurora em mais da metade, para US $ 6,50 por ação, depois de cortar suas previsões de vendas e EBITDA após o lançamento da Aurora dos resultados do primeiro trimestre.

"Ainda acreditamos que há um tremendo crescimento no setor e mantivemos estimativas de taxas de crescimento de vendas semelhantes ano após ano para os períodos previstos para o ano fiscal de 2021-2023, mas operando em uma base mais baixa após os resultados suaves do primeiro trimestre", escreveu ele em um relatório, acrescentando que ele mantém sua classificação de compra.

"O Aurora está gerando margens brutas líderes do setor, melhorando o custo por grama e possui cepas premiadas que devem continuar a ressoar com os consumidores".

Apesar de alguns dos resultados negativos, Battley disse que seu custo caixa de produção caiu de 25% a 85 centavos de dólar por grama, o preço médio líquido de venda por grama subiu sete por cento, os quilogramas produzidos subiram 43%, para 41.436 kg e sua margem bruta permaneceu estável em 58% ", o que está acima dos nossos pares".

Com base nesses retornos, a Aurora diz que precisaria gerar US $ 130 milhões em receita para se tornar rentável, menos da metade do total que seria exigido por uma empresa comparável com margens mais baixas.

A empresa disse que está se preparando para fornecer novos produtos, chamados Cannabis 2.0, que recentemente se tornaram legais e que ajudarão a reduzir o mercado ilegal.

Fonte: Global News