A legalização da cannabis na Suíça

A produção e venda de cânhamo com baixo teor de THC é legal na Suíça desde 2017, mas a legalização para uso adulto ainda não

Publicada em 31/08/2022

capa
Compartilhe:

Por Sofia Missiato

Quase dois terços da população da Suíça apoiam a ideia de legalizar a cannabis para fins recreativos com a condição de que existam regras para proteger os menores, como indicam os índices. O Instituto Sotomo, por mandato da Secretaria Federal de Saúde Pública (OFSP), realizou o levantamento entre janeiro a abril de 2021 com 3.166 maiores de idade, 78% dos participantes da pesquisa apoiaram a legalização da cannabis na Suíça para fins medicinais e cerca de 70% consideraram necessária a reforma da lei relativa à cannabis na Suíça, sob o argumento de limitar o mercado negro e melhorar a proteção ao consumidor.

Pessoas que se opõem à legalização da cannabis dizem estar preocupadas com os efeitos da planta no cérebro dos jovens. Nesse sentido, consideram necessárias medidas como a proteção estrita dos menores, a proibição da publicidade e o estabelecimento de uma taxa de imposto elevada para os produtos de cannabis.

Desde 1º de agosto de 2022, a cannabis medicinal é legal no país e graças a essa modificação na Lei Suíça de Narcóticos, o status da cannabis foi alterado, agora os pacientes podem obter maconha medicinal por meio de uma simples prescrição de seu médico.

Em 15 de maio de 2021, entrou em vigor uma emenda  à Lei Federal de Entorpecentes que permite testes piloto para a dispensação de cannabis para fins não medicinais. Esses ensaios destinam-se a criação de bases para futuras regulamentações legais fornecendo assim, informações sobre até que ponto a legalização e a retirada do mercado ilícito influenciam o comportamento do consumidor e afetam a saúde dos usuários.