A indústria da cannabis passa por turbulências: significa uma virada no mercado?

O 'Índice de Maconha da América do Norte', que acompanha os principais estoques da indústria de cannabis, foi negociado em torno de 115 pontos, uma queda de quase 60% em relação a 6 meses atrás

Publicada em 18/11/2019

capa
Compartilhe:

As empresas norte-americanas de cannabis de São Francisco estão caminhando lentamente por mais uma temporada difícil. Na quinta-feira, foi a vez dos líderes da indústria tomarem seus revés. 

As ações da Canopy Growth e da Aurora Cannabis do Canadá foram abaladas, pois seus desempenhos financeiros novamente perderam as expectativas em meio à fraqueza contínua do mercado no Canadá. Essas e outras empresas que tentaram alcançar avaliações altíssimas e projeções excessivamente otimistas estão sendo saudadas por realidades severas: novos mercados de cannabis levam tempo para se desenvolver, e o limbo regulatório em curso apenas alimenta a incerteza.

Enquanto algumas empresas de cannabis estão esperançosas de uma recuperação no mercado - até mesmo se vê uma nova listagem pública - alguns investidores dizem que é mais provável que uma redefinição do setor venha em primeiro lugar.

A indústria norte-americana de cannabis está no auge de uma evolução que favorecerá o ajuste financeiro. Aqueles que seguem o setor de perto dizem que haverá oportunidades abundantes para empresas que possuem fortes posições de caixa e capital. 

As avaliações mais baratas e o fluxo operacional podem resultar em vendas de ativos de fogo ou empresas inteiras desembarcando nas caixas de barganha.

"Isso acontece em novas classes de ativos; acontece em mercados emergentes", disse o investidor em cannabis Tim Seymour, fundador da Seymour Asset Management e gerente do ETF Amplify Seymour Cannabis.

As empresas públicas de cannabis foram inicialmente recompensadas por estratégias pesadas em expansão que exigiam reunir empresas e licenças para formar operações verticalmente integradas em diferentes estados, províncias e países dos EUA. O mercado de capitais não está mais recompensando essa estratégia, disse Seymour.

O Índice de Maconha da América do Norte, que acompanha os principais estoques da indústria de cannabis, foi negociado em torno de 115 na sexta-feira, uma queda de quase 60% em relação a seis meses atrás. As empresas privadas também estão sentindo o aperto quando se trata de dinheiro e avaliações. As empresas em geral estão examinando suas operações em busca de ineficiências, concentrando-se nos fundamentos financeiros em vez de gastar em prol do crescimento e avaliando o que funciona e o que não funciona.

Esse período de turbulência corporativa , negócios voltados para o sul e recuperação de empresas é uma verificação saudável da realidade para o setor, disse Evan Eneman, diretor executivo da MGO-ELLO Alliance, fornecedora de serviços de consultoria de negócios e banco de investimentos.

"Há muitas partes móveis no momento; mas, no geral, a visão do ponto de vista macro é muito positiva", disse Eneman.

O mercado pesado de flores do Canadá em breve terá uma seleção mais diversificada de produtos de maconha, que os analistas do setor esperam atrair mais consumidores do mercado negro. Nos EUA, mais estados estão adotando leis amigável com a cannabis , e cânhamo e produtos derivados do cânhamo estão ganhando alguma clareza regulamentar , embora o elefante na sala permanece de US Food and Drug Administration a orientação muito aguardado sobre o canabidiol (CBD) produtos.

Analistas da Cowen nesta semana elevaram suas perspectivas para a indústria de cannabis dos EUA, projetando vendas potenciais de US $ 85 bilhões em 2030, acima das previsões anteriores de US $ 80 bilhões. No início deste mês, contrariando uma tendência, o CEO da ManifestSeven (M7) enviou uma nota aos investidores dizendo que a empresa cancelaria sua inscrição para as Bolsas de Valores do Canadá e finalizaria a listagem nas próximas semanas.

"Esta é a conclusão de um ciclo que era um tanto inevitável", disse Sturges Karban, executivo-chefe da M7, em entrevista à CNN Business

"Este é realmente o começo da verdadeira construção da indústria".

Embora exista esperança de que a evolução em curso gere uma reviravolta nos mercados públicos de cannabis , vários investidores que participaram da Cúpula de Investimentos Privados de Cannabis da Kahner Global em 5 de novembro em San Francisco afirmam que a crise nos mercados públicos está longe de terminar.

"Eu iria na outra direção; os mercados agora estão congelados", destaca Hawkins, da Entourage Effect.

A abordagem de investimento em cannabis pode começar a se afastar do mercado público canadense, disse Joyce Cenali, diretor de operações e sócio-gerente da Big Rock Partners, uma empresa de São Francisco que investe em empresas privadas de cannabis, mídia e hospitalidade.

"Certos investidores voltarão ao setor privado com um resultado futuro de saída em uma troca mais diligente, como a NASDAQ ou a NYSE, e / ou através de aquisições de empresas públicas existentes, principalmente no espaço [de bens de consumo embalados] nos Estados Unidos", argumenta ela.

Fonte: CNN Business