A cannabis na odontologia e seus avanços nos últimos meses

Os usos odontológicos da cannabis ganharam notoriedade de uns tempos para cá e este, é o tema da nova coluna da cirurgiã-dentista, Cynthia de Carlo

Publicada em 12/07/2022

capa
Compartilhe:

Por Cynthia de Carlo

Nesse espaço, quero compartilhar com vocês leitores, os avanços nas terapias e o interesse que tem sido despertado pelo uso da Cannabis Medicinal, nas mais diversas áreas da Odontologia, principalmente após a realização do primeiro Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal, realizado pelo Sechat em maio passado. Desde então, o interesse pelo tema e pelos profissionais da área só vem crescendo e, com isso, ganhamos cada vez mais adeptos na prática da terapia canabinoide.

Temos conseguido “derrubar” barreiras dentro das instituições mais importantes da Odontologia, como CFO (Conselho Federal de Odontologia), APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas) e a ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Em minha última palestra para a APCD sobre o tema Cannabis Medicinal, que até então, para a maioria dos dentistas ali presentes, ainda gerava dúvidas pelo desconhecimento e pela falta de informação, pude apresentar de uma maneira didática a nossa querida planta, seus componentes, suas propriedades e, principalmente, seus efeitos benéficos na área odontológica aplicada no tratamento de diversas patologias.

Eu, como sempre, estava muito apreensiva de como seria a receptividade, uma vez que essas associações são presididas por colegas mais experientes e, por muitas vezes, defensores de linhas mais conservadoras e convencionais de terapias. No entanto, fui agraciada com uma receptividade e um interesse fora do comum, tendo no dia seguinte, várias outras distritais da APCD, me procurando para agendarmos palestras para outros colegas, desta vez não só de maneira virtual, como também de forma presencial.

Fiquei empolgada com a pouca resistência e o grande interesse demonstrado pelos colegas, quanto às propriedades e os benefícios da cannabis, uma vez que graças a artigos e notícias, muitos já vinham acompanhando o tema, que até então, em sua maioria, se limitavam a relatos sobre patologias médicas.

Durante a apresentação, fui recebendo as perguntas, dúvidas e opiniões dos participantes. Debatemos de forma técnica e científica, relatos de casos que só enalteceram e enriqueceram o debate. Em um momento descontraído da apresentação, quando discorria sobre as formas de administração do medicamento, me senti confortável em apresentar aos colegas a vaporização da flor de Cannabis CBD em sua versão Full e o Delta-8-THC, importadas com autorização via Anvisa, para crises de dor, com efeito de analgesia em minutos após seu uso. E, mais uma vez, fui surpreendida com a aceitação por parte dos colegas, nessa forma de administração, pois o alívio da dor e o bem-estar dos pacientes é o que mais importa.

O que parecia ser um “tabu” acabou por tornar-se uma nova, rápida, potente e maravilhosa alternativa e “ferramenta” de tratamento, que hoje, já está disponível aos profissionais de saúde, que tem na sua prática clínica, casos de pós operatórios extremamente complicados, além das mais variadas patologias extremamente dolorosas, persistentes e contínuas, trazendo alívio para os pacientes, que se beneficiarão em momentos de fortes crises.

Com esse relato quero deixar registrado aos pacientes e colegas os avanços que temos alcançado, com a certeza de estarmos no caminho certo, trazendo cada vez mais benefícios e informações da Cannabis Medicinal.

Assim me despeço, tendo a certeza de que trarei mais novidades na próxima coluna!

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Sobre a autora:

Cynthia De Carlo é cirurgiã-dentista, formada há 31 anos pela UNITAU, pós-graduada em Periodontia, Implante e Pediatria. É dentista do CECMedic (Centro de Excelência Canabinoide) e membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis).