A autora americana Dra. Rebecca Siegel publica o livro The Brain on Cannabis

Recebida com críticas positivas no meio canábico, a jornada pessoal da médica psiquiatra parte da sua relação de sucesso com a cannabis medicinal

Publicada em 12/09/2022

capa
Compartilhe:

Por Sofia Missiato

Na década de 1980 a médica psiquiatra descobriu a cannabis medicinal por meio de pacientes que acompanhavam o tratamento. Sempre acreditou, que a ‘’opção alternativa’’ não obtinha sérios resultados finais, isso porque, segundo ela, foi vítima dos estereótipos da cultura que giravam em torno da planta. 

Rebecca Siegel conta que se deparou com vários resultados de pacientes para então compreender que poderia ser um medicamento de qualidade medicinal. Depois de certa resistência, a médica concebeu melhor os benefícios reais que a planta trazia e escreveu seu primeiro livro, The Brain on Cannabis, que traz  histórias de sucesso.

Em seu livro, as enfermidades mais apontadas como possibilidade de tratamento com a cannabis medicinal são a: insônia, depressão, ansiedade, transtorno pós traumático e auxílio de tratamentos para o câncer. Os distúrbios e sintomas foram colhidos com detalhes e os pacientes ajudados usaram a cannabis de diversas formas: fumada, extrato de óleo concentrado e  ainda opções comestíveis.

De acordo com a Dra. Siegel os médicos que trabalham com a cannabis não sabem ao certo sobre os efeitos no cérebro do uso de THC a longo prazo. “Por isso meu trabalho continua em andamento,  estou ouvindo e observando os resultados em diversos pacientes”, completa.

Natural de Nova York em Nova Jersey, Dra. Siegel tem certificado como Diplomada pelo Conselho Americano de Psiquiatria e Neurologia e pela Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente. Em 2004, ganhou o prêmio Mulheres em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria Mount Sinai. Tornou-se prescritora licenciada de cannabis medicinal no Estado, colecionando um interesse particular em pesquisas sobre os efeitos terapêuticos, riscos e benefícios do tratamento com cannabis, em geral.

O foco da terapia, segundo Rebecca Siegel, tem as mulheres como público-alvo.  “Apesar dos Estados Unidos terem uma política cada vez mais aberta para o estudo e utilização da planta, existe certa cautela em relação aos estudos com adolescentes, devido ao suposto dano aos lobos frontais em desenvolvimento. Até o momento, o uso a longo prazo em tempo real com crianças ou adultos nunca foi realizado”.

À medida que a Dra. Siegel continua sua jornada pessoal e profissional registrando os relatos de sucessos e fracassos dos pacientes que usam a planta, ela continua aprendendo, dizendo que nunca fechará o ciclo do conhecimento. O livro é uma boa cartilha sobre alguns dos efeitos da cannabis no cérebro e é indicado tanto para leigos, quanto para profissionais da área.

Neste episódio de Montel conversa com a Dra. Rebecca Siegel, autora do livro recém-publicado, The Brain on Cannabis: What You Should Know about Recreational and Medical Marijuana.

https://www.youtube.com/watch?v=3760q-lxh18&ab_channel=Let%27sBeBluntwithMontel