"95% dos insumos farmacêuticos no Brasil são importados, não queremos isso com a Cannabis"

Abiquifi montou grupo que reúne grandes empresas do setor farmacêutico e da cannabis para fomentar uma cadeia produtiva de maconha no país, inclusive para exportação

Publicada em 29/11/2019

capa
Compartilhe:

A Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) foi uma das entidades presentes no seminário Cannabusiness Summit, realizado em São Paulo na última quarta-feira (27). No evento, o presidente Norberto Prestes apresentou o grupo de trabalho de cannabis medicinal que reúne 12 importantes empresas tanto do setor farmacêutico, como da maconha medicinal. A iniciativa começou em abril e suba a produção de cannabis no país, inclusive para exportação.

"Hoje 95% do insumo farmacêutico no Brasil é importado. A gente trabalha para diminuir essa dependência. E nós temos o maior interesse de que os insumos de cannabis sejam fabricados no Brasil, inclusive para exportação", destacou o executivo.

Conforme Prestes, os objetivos deste grupo são: apoiar a estruturação de uma cadeia produtiva brasileira de medicamentos à base de Cannabis; apoiar as empresas na interlocução com governos, com intuito de fomentar uma discussão técnica e científica sobre o tema, além de garantir acesso da população ao tratamento com qualidade, segurança e eficácia. Por isso, essa produção de medicamentos deve seguir padrões internacionais.

"Se esse processo (da Anvisa) for destravado, o Brasil pode receber diretamente R$ 2 bilhões de investimento direto, e isso tem efeitos na economia ainda maiores, em torno de R$ 5 bilhões", estimou o presidente da Abiquifi.

“Mais uma vez vamos perder esse processo por uma discussão ideológica?”, questionou o executivo.

Norberto Prestes também informou que a associação formou uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A ideia é desenvolver também a produção de cosméticos utilizando hemp e CBD.

As empresas que fazem parte do 'Grupo de Trabalho Cannabis Medicinal' da Abiquifi são: Biolab, Blanver, EaseLabs, Eurofarma, FarmaUSA, Khiron, L.O. Baptista, OnixCann, Grupo CentroFlora NRA, Spectrum Therapeutics e Unica.