Sechat promove Especial 4/20 com série de lives sobre Cannabis

Saúde, negócios, cultivo entre outros assuntos serão abordados durante a programação

Publicada em 19/04/2020

capa
Compartilhe:

A data mais importante da cultura canábica contemporânea acontece no dia 4 de abril. Como a iniciativa começou nos EUA, a data ficou conhecida como 4/20, por causa do formato norte-americano de escrever as datas, na qual o mês vem primeiro do que o dia.

O 4/20 vem ganhando novas nuances quando o ativismo canábico incorporou questões como a Cannabis medicinal em seu rol de atuação.

Então, para marcar a data, o Sechat vai promover uma série de lives sobre os mais diversos temas relacionados à maconha. As entrevistas acontecerão no perfil do portal no Instagram.

Por que 4/20?

De acordo com o site Daily Breeze, em 1971, um grupo de adolescentes do norte da Califórnia, que se denominava os Waldos, começou a se reunir às 16h20 todos os dias para fumar maconha.

Muitas aventuras esses jovens viveram em seus encontros, mas a história local ganhou proporções internacionais.

Um irmão de um dos Waldos era amigo íntimo do baixista do Grateful Dead Phil Lesh, como o próprio Lesh certa vez confirmou em uma entrevista ao Huffington Post. Então, a gíria se espalhou

Avançando para o início dos anos 90, Steve Bloom, repórter da revista High Cannabis High Times, estava em um show do Dead quando recebeu um panfleto pedindo às pessoas que se encontrassem às 4h20 do dia 20/4, então a High Times publicou e a história não parou de se propagar.

Então, encontros foram sendo marcados pelo mundo no mesmo dia e horário, dando início às marchas. Porém, o que antes era um encontro para a legalização do uso adulto, há alguns anos se politizou mais e trouxe para o front famílias de de pacientes, principalmente crianças, que fazem uso da Cannabis medicinal e lutam pelo direito de ter acesso à medicação de forma mais acessível ou pelo direito de cultivar a planta.

Veja a programação confirmada e aguarde novidades

11h30: Erik Amazonas, professor de Endocanabinologia na Medicina Veterinária da UFSC e pesquisador do uso da Cannabis na medicina veterinária, vai falar sobre o uso do óleo de Cannabis em animais.

14h: O psiquiatra Wilson Lessa Jr. fará um panorama da Cannabis no Brasil e no mundo nesse período de pandemia.

15h30: O advogado Arthur Arsuffi falará sobre a necessidade do cultivo para tornar a Cannabis medicinal acessível.

17h: A coordenadora da Apepi, Margarete Brito, falará sobre o atendimento e acolhimento dos pacientes de Cannabis durante o período de isolamento.

18h30: A CEO e fundadora da Indeov, Camilia Teixeira, empresa de Cannabis medicinal, vai conversar comos seguidores do Sechat sobre medicamentos, preços, disponibilidade, acessibilidade e abastecimento.